A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) recebeu na manhã desta segunda-feira (18) o secretário adjunto de Segurança Pública do Estado (SSP-RS), Coronel Everton Oltramari; e o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS), a partir do Comandante Coronel Cleber Valinodo Pereira; e Subcomandante-geral Coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior. O objetivo da visita cortesia foi estreitar os laços assim como apresentar as demandas da Corporação.
O secretário adjunto, Coronel Everton Oltramari, destacou que o objetivo do Estado é estar alinhado com o Comando do CBMRS e consequentemente com os órgãos que representam as centenas de militares do Corpo de Bombeiros. “Devemos construir esta nova instituição juntos, para que seja forte e atenda os anseios dos militares como da população gaúcha na prestação dos serviços. Estamos agindo dentro da legalidade, e a partir de amanhã iremos nos debruçar em todas as demandas e necessidades para que o processo de transição seja realizado com equilíbrio” disse Oltramari, destacando que a primeira reunião de transição entre a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros irá ocorrer nesta terça-feira (19).
O coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, aproveitou a oportunidade para ao lado do coordenador geral adjunto da Associação, Tenente Coronel Ederson Franco, reforçar a necessidade de algumas demandas já apresentadas pela ABERGS ao Comando do CBMRS. “Tratamos sobre a situação dos cinófilos e mergulhadores, a situação dos Sargentos, sobre o PLC 147 e também sobre o 1º Encontro Estadual de Bombeiras Militares do RS, entre outras demandas. Apresentamos sugestões e nos colocamos a disposição para colaborar em tudo o que for possível”, destacou Ubirajara.
Para o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Cleber Valinodo, a reunião reforça a transparência que se vem tendo entre o Governo, Comando e entidades representativas. “É a partir do diálogo e da construção conjunta que iremos fazer do CBMRS uma instituição forte. Somos transparentes, ouvimos as demandas e encaminhamos o que já for possível, sendo objetivos também naquilo que ainda entrará em discussão ou realmente não será executado. A partir de amanhã estarei pessoalmente realizando o processo de transição e as demandas e sugestões da ABERGS certamente serão levadas em consideração”, disse.
Também participou da reunião o diretor do Departamento de Gestão Estratégica Operacional da SSP-RS, Tenente Coronel Luiz Porto, assessor responsável por dar maior atenção as pautas relacionadas aos militares do Corpo de Bombeiros.
Veja o vídeo clicando AQUI
Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva
Imagens: Camila Cardoso