A coordenação da Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul recebeu em sua sede na manhã desta sexta-feira (30), o secretário de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer. O objetivo da reunião, solicitada pelo secretário, foi apresentar as demandas e estrutura da ABERGS e o que a associação entende como necessário para o momento atual do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS). 

O coordenador geral da ABERGS, Ubirajara Pereira Ramos e demais membros da coordenação apresentaram ao secretário a missão e proposição da Associação, além de destacar que na data de hoje encerra-se o prazo do Governo do Estado para encaminhar as Leis de Estruturação do Corpo de Bombeiros à Assembleia Legislativa. “Certamente queremos manter um diálogo extremamente direto com o secretário, para que compreenda as necessidades tanto da Corporação, como dos profissionais. Hoje alguns batalhões estão fechando suas portas, mas acreditamos que é possível contornar isso com diálogo e ações conjuntas concretas”, disse. 

Schirmer destacou que irá manter diálogo permanente com a ABERGS, comprometendo-se em dar celeridade ao processo de encaminhamento das leis para a efetiva desvinculação do Corpo de Bombeiros. 

A ABERGS destacou que as leis encaminhadas irão propiciar ao CBMRS o encaminhamento de um CNPJ, nomeação de Comandante e Subcomandante geral dos Bombeiros, dentre outras atribuições. Também foi destacada a falta de efetivo e necessidade imediata no aporte de horas extras, para que assim se evite o fechamento de quartéis de Bombeiros, principalmente no interior do Estado, além daqueles que já foram obrigados a fechar suas portas.

Outra preocupação da Associação é a permanência dos Oficiais e Praças que estão trabalhando a partir de liminar, o que lhes causa insegurança para dar continuidade ao trabalho realizado. "O governo investiu nestes servidores que já fazem parte da corporação, então mantê-los na plena realização de suas funções é de fundamental importância para a Corporação e principalmente o Estado", disse o coordenador da ABERGS. O secretário destacou que também entende a necessidade de ingresso continuado e que assim que possível irá realizar o chamamento de novos profissionais para suprir aqueles que estão encaminhando-se para a reserva.

Ao final da visita, Schirmer enalteceu a forma como a ABERGS se propõe a congregar Oficiais e Praças, que buscam contribuir para a valorização de um serviço de excelência para o Corpo de Bombeiros e a sociedade gaúcha.  


"UNIDOS EM UM SÓ CORPO, O CORPO DE BOMBEIROS"
 

Assessoria ABERGS