A Associação dos Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) esteve presente, na manhã desta quinta-feira (25), na reunião da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa.

Na oportunidade, a entidade junto de outras representativas, protocolou documento solicitando, em regime de urgência, a realização de uma audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que não contempla espaço para reajuste ou recuperação salarial em 2026.

O material entregue aponta a necessidade de recompor as perdas acumuladas ao longo do governo Eduardo Leite, ressaltando que os servidores do Executivo concentram as maiores defasagens quando comparados a outros Poderes e até mesmo ao setor privado. Nos últimos oito anos, o reajuste concedido foi de apenas 6%, percentual bastante inferior à inflação do período.

Para a ABERGS, a articulação com o Parlamento se apresenta como o caminho mais concreto neste momento, já que o Governo do Estado não tem aberto diálogo e tampouco sinalizado qualquer iniciativa de valorização ao trabalho desempenhado por policiais e bombeiros.

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!