A Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS, vem a público repudiar a circulação, sem autorização, da imagem de uma de nossas associadas nas redes sociais. A associada, guarda-vidas civil, foi flagrada uniformizada durante o exercício de sua função de vigilante do mar.

A imagem explorada, a partir de um ângulo desfavorável, está acompanhada de comentários machistas, misóginos e com uma clara conotação de exploração sexual da imagem feminina.

Este lamentável episódio contribui para desvalorizar o trabalho das mulheres guarda-vidas, que arriscam suas vidas para salvar vitimas em perigo real em locais que muitos homens não teriam coragem ou capacidade física de enfrentar.

As nossas mulheres, que também são nossas mães, esposas, irmãs e filhas, desempenham um papel essencial e fundamental na proteção e segurança da nossa sociedade.

As guarda-vidas, civis e militares, estão fazendo um trabalho exemplar na Operação Verão 2025, representando o maior efetivo feminino já empregado na história dessa operação, desde sua primeira edição na década de 1970, com ainda se chamava Operação Golfinho.

Essas profissionais exigem e merecem respeito.

O Corpo de Bombeiros Militar também exige e merece respeito.

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!