A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul – ABERGS, entidade representativa dos Oficiais e Praças Bombeiros Militares, após ter tomado ciência dos fatos, no dia 27 de janeiro de 2023, a partir de seus associados e da mesma forma ter analisado a situação em questão proferida pelo jornalista e apresentador Alexandre Hernandes Mota, no programa, Boa Tarde RS, da Rede de Televisão Bandeirantes, vem por meio deste manifestar o seu repúdio em decorrência das declarações, onde o renomado profissional do jornalismo, de forma leviana e caluniosa se dirige aos Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul, como:

 

 “ ...bombeiros corruptos que fizeram vistas grossas e deveriam estar no banco dos reús...”

 

Ocorre que tais declarações não se coadunam com a verdade, diante da Tragédia da Boate Kiss em Santa Maria, mostrando apenas amplo desconhecimento a respeito do tema.

Sabemos que mesmo passado 10 anos desta tragédia, não haverá tempo que amenizará o sentimento de dor e a busca por justiça dos familiares e amigos que perderam seus entes queridos.

Da mesma forma não haverá tempo que “esvazie” a mente e os corações dos Bombeiros Militares diante de tantos ataques descabidos de informações falsas, que infelizmente servem apenas para aumentar audiências e cometer mais injustiças, principalmente com os homens e mulheres que cumpriram todos os procedimentos previstos em lei na época e arriscaram suas vidas para salvar mais de 700 jovens, dentre eles parentes e amigos.

A ABERGS respeita e apoia o direito de liberdade de expressão da imprensa e de toda a sociedade, bem como defende que, como parâmetros mínimos que norteiam a ética, os comunicadores e formadores de opinião devem seguir acima de tudo a verdade e o respeito.

Estamos atentos às expressões e atitudes desta natureza e não toleraremos em nenhuma hipótese tais práticas, adotando as mediadas cabíveis que merecem o fato.

Por fim, a ABERGS, se solidariza a todo povo Riograndense, que sofre até hoje com esta tragédia, em especial aos familiares das vítimas e aos Bombeiros Militares.

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!