A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) reuniu neste sábado (7) em Porto Alegre, mais de 70 bombeiras militares vindas de todas as regiões do Estado para participar do 1º Seminário Estadual de Bombeiras Militares do RS. Durante a solenidade de abertura além da presença de autoridades, os militares do 8º Batalhão de Bombeiro Militar de Cachoeirinha ressaltaram a campanha Outubro Rosa, apresentando o vídeo de repercussão internacional realizado pelo 8º BBM para prevenção ao Câncer de Mama.

“Escolhemos o mês de outubro por ser simbólico, um mês importante para a saúde das mulheres e também de aniversário da ABERGS. Mulheres, vocês fazem toda a diferença em nossas vidas e no Corpo de Bombeiros, que este seminário seja de grande valia pelos seus ensinamentos. Cobrem seus direitos, firmem suas posições, ocupem seus espaços, pois a ABERGS tem convicção de que vocês são muito importantes para esta Instituição. Desejamos que o próximo seminário seja feito por vocês para nós homens, que devemos aprender muito com todas vocês mulheres”, disse o coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos.

 O Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RS, Coronel Cleber Valinodo Pereira, parabenizou a ABERGS destacando que o auditório lotado representava a força da mulher bombeira. “É uma grata satisfação participar de um evento com muitas mulheres que já trabalhei. É hora de nos despirmos de vaidades e principalmente de preconceitos. Talvez o que falte para as senhoras seja a força física, mas todos nós sabemos que esta é uma questão fisiológica, mas algumas vezes faltando este vigor físico, todas as senhoras compensar com inteligência, força de vontade, comprometimento, resumindo: todas as senhoras são muito melhores do que todos os bombeiros, isso eu posso dizer categoricamente”, destacou o Comandante. Também estava presente o Subcomandante do CBMRS, Coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior.

Palestras, emoção e motivação

As palestras iniciaram pela manhã com a Capitã Josiane Teloken, que abordou o tema “EPI para Bombeiro Militar Feminino”. A pesquisa apresentada pela Capitã mostrou a importância de um olhar sensível e técnico para a execução do trabalho da mulher como bombeira. “Muitas bombeiras trabalham com botas e equipamentos de proteção maiores que seu tamanho, precisamos adequar as estruturas para que as mulheres tenham as mesmas condições de trabalho que os homens”, destacou.

Um dos destaques do Seminário foi a presença da 1ª Mulher Bombeira Militar do Rio Grande do Sul, exaltada pelas demais bombeiras que este ano comemoram 20 anos da presença feminina na Corporação. A Major RR Maria Jaqueline da Costa Machado, atualmente morando e trabalhando Voluntária da Cruz Vermelha na Espanha, destacou a importância do papel da mulher e as dificuldades já enfrentadas por cada uma na Corporação, além disso foi palestrante abordando a temática “Técnica X Força: Superando Desafios”.

A Dra. Marcia Esteve de Calazans, falou sobre o papel e os desafios das “Mulheres na Segurança Pública”. No decorrer de sua fala, a psicóloga social e doutora em sociologia abordou temas delicados, como o assédio sofrido por muitas mulheres em batalhões de todo o Brasil. Já a Dra. Ana Lucia Brunetta Cardoso, advogada do Centro Universitário Metodista falou sobre o “Direito da Mulher Militar”, ressaltando que mulheres podem o que elas quiserem. “Os homens precisam entender as peculiaridades das mulheres. Devemos fortalecer a Constituição, nos voltarmos para as premissas Constitucionais que o Estado oferece, cobrar políticas públicas de um sistema de governança machista”, destacou a palestrante.

Uma das palestras mais esperadas também foi a da Major da Brigada Militar Denise Alves Riambau Gomes, que abordou a “Saúde da Mulher Bombeira”. Conforme a Major, os riscos inerentes as atividades de bombeira são diversos, visto que a periculosidade do trabalho demanda cuidados que muitas vezes são engolidos pelas demandas do dia a dia.

O Seminário foi encerrado com a palestra motivacional da Tenente Coronel Camila Renatha Paiva Barbosa Torres, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), e presidente da Associação dos Bombeiros Militares de Alagoas. Após contar sua trajetória de vida, a Tenente Coronel reafirmou para todas as mulheres presentes que "é preciso que nunca se deixe que alguém apague ou ofusque o brilho das mulheres".

Almoço Comemorativo

Durante o almoço a Associação celebrou junto as bombeiras a independência do CBMRS e o aniversário de 9 anos da ABERGS, entidade representativa que luta pelos direitos de todos os bombeiros e bombeiras militares do Estado. “No decorrer da caminhada da ABERGS priorizamos o diálogo deixando muito claro que representamos do Soldado ao Coronel, mantemos nossas portas abertas para ouvir as demandas dos bombeiros e bombeiras de todo o Estado, e de auxiliar o Comando em tudo o que for possível. Temos muito orgulho desta Associação, do espaço e respeito que conquistou, e reafirmamos nossa posição em defesa dos militares bombeiros e de respeito e trabalho qualificado para a sociedade gaúcha”, disse o coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos.

Agradecimento

A ABERGS agradece a todas as bombeiras militares pela confiança e disponibilidade em comparecer no I Seminário Estadual de Bombeiras Militares do RS. Agradecemos por muitas terem viajado por horas, renunciarem tempo com seus familiares, para participar deste evento que foi especialmente pensado para todas. Utilizamos parte da fala da coordenadora regional da ABERGS na Região Missões durante a cerimônia de abertura, Soldado Cristiane Bieger Andrade: “Por fim, lhes deixo apenas uma frase dita por Gandhi: grandes batalhas só são dadas a grandes guerreiros! E vocês são as verdadeiras guerreiras!”

Da ABERGS também estiveram presentes o coordenador geral adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco; o coordenador de secretariado, Tenente Coronel Alexandre Teixiera; de secretariado adjunto, Soldado Nélvio Rodrigues; de finanças, Soldado Eduardo Dellagnese; de finanças adjunto, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski; o coordenador de logística, 3º Sargento Marco Aurélio Ataide; e o assessor de publicidade, Silvio Abreu.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva

Imagens: Camila Cardoso e Wilson Cardoso