A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) reuniu neste sábado (28) em Porto Alegre-RS, centenas de Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Sul, que discutiram carreira, estrutura e remuneração, além do fortalecimento da Corporação. Cinco palestrantes de outros Estados do país também participaram da atividade, enriquecendo o debate e contribuindo com a realidade de suas Corporações.
O Coordenador Geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, ressaltou a trajetória do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e a atuação da ABERGS no processo de emancipação. “Quebramos paradigmas, obtivemos muitas conquistas e trabalhamos fortemente para que tantas outras sejam realizadas. Temos orgulho em representar Oficiais e Praças e fazer parte da história de um novo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul. Nos mantemos firmes e atentos ao lado de nossos associados e do Comando para fortalecer ainda mais a caminhada desta nova Instituição”.
O Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS), Coronel Cleber Valinodo Pereira, destacou que o Comando tem certeza que a Instituição Corpo de Bombeiros embora ainda possua recente emancipação ainda será uma das maiores do país. “Trabalhamos para qualificar cada vez mais nossos militares, estamos firmes no fortalecimento desta Corporação e acreditamos no trabalho de cada um e cada uma para que sejamos exemplo para outras Corporações. Enfrentamos dificuldades e desafios, que nos unem e fortalece, e seminários como este, onde recebemos irmãos bombeiros de outros Estados para dividir suas experiências é de fundamental”, disse.
O Sub Comandante Geral do CBMRS, Coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, destacou a importância do seminário. “Somos uma Instituição nova, e ouvir o que outros Estados já vivenciaram após suas emancipações é fundamental para o nosso crescimento estrutural. Além disso a atividade serve para unir Corporações de grande parte do país, firmar ainda mais os laços já existentes entre os Bombeiros Militares. Enquanto Comando do Corpo de Bombeiros, todas as atividades que visam melhorar não só a estrutura, mas fundamentalmente os serviços prestados para a sociedade é de extrema valia”.
A Major Amanda Salles Miranda Santos, diretora adjunta do Departamento de Pessoal do CBM da Bahia foi a primeira palestrante, abordando a questão da Carreira, Estrutura e Remuneração, da Corporação que se emancipou no ano de 2014. “O Corpo de Bombeiros da Bahia se emancipou a partir de lei própria, fixando um efetivo de 5.058 bombeiros militares distribuídos entre Oficiais e Praças. A emancipação já é uma realidade com o aumento de efetivo, com crescimento interno e melhor qualidade dos serviços com aquisição de viaturas, materiais, espaços físicos. Estamos avançando e torcendo para que todos os Corpos de Bombeiros busquem este caminho de organização, visando um melhor atendimento à sociedade”, destacou a Major Amanda.
O Coordenador de Fiscalização e Assessor Parlamentar do CBM do Mato Grosso, Major BM Heitor Fernandes da Luz, explanou sobre a legislação da Corporação em seu Estado no que diz respeito a estruturação, organograma, diretorias, escalas de serviço, carreira, pré-requisitos para ingresso, entre outros assuntos ligados a Instituição. “Hoje para ingresso na Corporação de Oficiais do Quadro, o pré-requisito é o bacharelado em direito, para Praças é solicitado nível superior e para o Quadro de Oficiais de Saúde, o pré-requisito é o curso de medicina. Além disso a promoção para Sargento é a única que temos por mérito intelectual dentro da Corporação. Abordei também que além da remuneração, os militares recebem mesmo que de forma parcelada, reposições gerais anuais e bolsas de pesquisa para cursos de ascensão na carreira e a ajuda fardamento, que caso o Governo Estadual não pague o valor da farda é assegurado 30% do valor como subsidio para o militar”, destacou.
O Coronel BM Marcus José Tibúrcio Lima, Corregedor e Diretor de Recursos Humanos do CBM de Minas Gerais, apresentou questões de logística, efetivo e estrutura, destacando o planejamento estratégico de seu Estado. “É uma honra contribuir para o fortalecimento do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, o nosso modelo é exemplificativo, então todas as informações que consideramos importantes e relevantes para o RS teremos o maior prazer em repassar à associação e ao Comando”.
O Coronel BM Carlos Marcelo D'Isep Costa, Comandante Geral do CBM do Espirito Santo (ES), falou sobre a importância do seminário. “É um prazer e uma honra muito grande participar do seminário e trazer um pouco da experiência e vivencia do CBMES, um bombeiro que se emancipou da Policia Militar em 1997, portanto está completando 21 anos de emancipação. Passamos por um processo de construção e reconstrução da nossa Instituição aprendendo na questão administrativa e de gestão. Hoje é uma honra compartilhar e dividir com os irmãos do RS, o que nós vivemos, construímos e o que temos projetado para o futuro, ou seja, o bombeiro que nós queremos para o futuro no Espirito Santo e do Brasil”.
O Comandante da 1ª Região do CBM de Santa Catarina (SC), Coronel BM César de Assumpção Nunes, destacou o objetivo da sua vinda ao seminário. “Apresentei o que temos em Santa Catarina principalmente com relação a estrutura, remuneração e pessoal. Sobre a estrutura nós não estamos muito diferentes do RS já que temos a necessidade de modificação da nossa estrutura organizacional. Sobre o pessoal tive a oportunidade de mostrar a nossa capilaridade e a necessidade de estudar modelos para a evolução da Instituição, principalmente devido a demanda da sociedade Catarinense e o fluxo de turistas. E por fim, sobre a estrutura remuneratória em decorrente da implantação do subsidio nos últimos anos, onde houve aumento considerável na remuneração dos bombeiros militares, e que também representou uma grande procura e consequentemente uma seleção maior e profissionais melhores. O seminário foi fundamental, visto que a ABERGS foi fundamental para a emancipação do CBMRS, o que mostra que a associação caminha e está no caminho certo”, destacou.
Após o término das palestras, a ABERGS realizou Assembleia Geral, aproveitando a presença de diversos associados de todo o Rio Grande do Sul, para dar continuidade ao tema proposto no Seminário, abordando carreira, estrutura e remuneração. A Assembleia contou com a presença do assessor jurídico da associação, Anderlon Junqueira, que apontou assuntos de interesse dos associados.
O Coordenador Geral Adjunto da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, durante a assembleia, se despediu do cargo para dar segmento a projetos pessoais, acumulando as funções de Coordenador de Secretariado e Coordenador Geral Adjunto, o Tenente Coronel Alexandre Teixiera.
Veja a fala da palestrante Major Amanda Salles, da Bahia - https://youtu.be/6ZQX07INMsk
Veja a fala do Major BM Heitor Fernandes da Luz, do Mato Grosso - https://youtu.be/bdyK09gcsGQ
Veja a fala do Coronel Tibúrcio, de Minas Gerais - https://youtu.be/QwkgtNQyx3s
Veja a fala do Coronel Carlos Marcelo D'Isep Costa, do ES - https://youtu.be/vlQ6oO6FNdM
Veja a fala do Coronel César de Assumpção Nunes, de SC - https://youtu.be/jOtasg3OEiY
Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva
Fotografia: Camila Cardoso
Imagens e edição de vídeo: Wilson Cardoso