A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) a partir do seu coordenador adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco, esteve nesta terça-feira (20) junto a Associação dos Salva Vidas Militares do Estado do Rio Grande do Sul (ASAVIME) e o Comando de Bombeiros responsável pela Operação Golfinho de 2017. O objetivo do encontro foi falar sobre as demandas do período de veraneio e também falar sobre a atuação da ABERGS no cenário nacional e estadual no que diz respeito a votação de leis que modificam os atuais direitos dos militares.

A reunião que ocorreu na Colônia dos Oficiais em Tramandaí, onde localiza-se a Base do Comando do Corpo de Bombeiro Militar do RS (CBMRS) foi extremamente esclarecedora, conforme relata Ederson. “Conversamos sobre a falta de efetivo e o problema das guaritas, além dos procedimentos operacionais realizados por estes profissionais durante o período de veraneio, e ainda sobre o quanto esta deficiência influencia no trabalho de cuidado dos banhistas. Falamos também sobre o trabalho da ABERGS no Congresso Nacional em Brasília e na Assembleia Legislativa do RS, no que diz respeito a Previdência dos Militares e dos direitos aqui em nosso Estado”.

Conforme Ederson o principal foco da ABERGS é passar para o seu associado o trabalho que vem sendo desenvolvido, assim como a abertura e respeito que a Associação conquistou junto aos Poderes como também com a sociedade e o próprio Comando do CBMRS. “Estamos trabalhando em prol dos salva-vidas, discutindo inclusive possibilidades de minimizar as dificuldades enfrentadas neste período e prestar o serviço de excelência que os gaúchos e turistas já conhecem”.

Para o presidente da ASAVIME, Soldado Renan Pradier, o papel da ABERGS é fundamental para que algumas ações sejam impulsionadas e conforme relato do coordenador da ABERGS, Ederson Franco, cerca de 70 salva-vidas estavam presentes no encontro, alguns inclusive associados da ABERGS, e puderam conhecer não só as ações da Associação como também a sua estrutura. “Fico feliz com o reconhecimento do Soldado Pradier, principalmente quando se refere a colaboração e parceria da ABERGS na construção de ideias junto ao Comando e do diálogo direto que tem com todos os segmentos do CBMRS”, disse Ederson.

Também participaram da reunião o Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Maia, Major Rodrigo Dutra e Major Moraes. Da ASAVIME, o presidente Soldado Pradier e o diretor, Sargento Messa.

Fonte: Assessoria ABERGS, Daiane Roldão da Silva