A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul - ABERGS, a partir dos Coordenadores Geral e Geral Adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco e 1° Sargento Ubirajara Ramos, reuniu-se com o Comandante Geral do CBMRS, Coronel Cesar Eduardo Bonfanti, na quarta-feira (18) para apresentar algumas demandas elencadas durante o mês de agosto pelos associados, além de outras que estavam pendentes.

As pautas abordadas são as apresentadas abaixo:

CTSP e CBA

Após o resultado de ambos certames realizados este mês, alguns associados questionaram a viabilidade de aproveitando de todos os suplentes para as vagas que estão em aberto e que estão por vagarem.

O Comandante Geral, informou que este é o primeiro certame realizado pela instituição e que durante a confecção do edital e autorização do governo, foi acertado que o certame seria exclusivamente para vagas em aberto e autorizadas para respectiva promoção ao final do curso. Da mesma forma já foi solicitado e acordado com o Governo, que ao final do ano com as promoções que irão ocorrer, outro certame será aberto, oportunizando que outros militares possam realizar o processo seletivo.

O edital quando lançado, seguiu todos os ritos e trâmites para que a lisura e legalidade, estivessem acompanhando o processo do início até o encerramento do certame.

Desta forma o edital, estabelece a tranquilidade para todos, não tendo necessidade ou possibilidade de alterá-lo em seu transcurso, evitando com isso prejuízo e injustiça aos candidatos.

Enquanto legalmente não é possível alterar a carreira por vedação federal de contenção de despesas, o modelo seguirá este, ou seja, apuração de vagas, e abertura de um novo certame, ratificou o Comandante.

QUADRO DE ACESSO

O Comando informou, ainda, que foi solicitado pelo governo do Estado, o encaminhamento documental até o final do ano, daqueles bombeiros militares que estejam aptos e preencham os requisitos para a promoção. Com essa deliberação por parte do governo, será envidado todos os esforços, para quando da abertura do Quadro de Acesso desse semestre, seja efetivado todo o processo para que tenhamos as merecidas promoções no CBMRS. Contemplando com isso um número expressivo de promoções e por consequência a viabilidade de abertura de novo CTSP no início de 2022.

PLANO DE CARREIRA

O Comandante informou que o debate será retomado para o quanto antes ser entregue uma minuta ao governo. Ainda existem alguns pontos a serem melhorados e debatidos com a ABERGS, como cargos e número de vagas, contudo, o Comandante ratificou que é favorável que o CBMRS tenha um Quadro Complementar de Oficiais, constituído por outras áreas do Conhecimento Acadêmico, bem como um Quadro Auxiliar de Oficiais, possibilitando a ascensão do 1° Tenente a Capitão, aos moldes dos demais Bombeiros Militares do Brasil e do Exército Brasileiro.

Dentre outros assuntos abordados pelo próprio comandante, o mesmo destacou que foi solicitado o chamamento de mais aprovados para o curso de Soldado e de Capitães para preenchimento total das vagas existentes.
Bonfanti ainda finalizou dizendo que a instituição está em constante desenvolvimento e que ainda há muitos anseios e desejo por melhorar cada vez mais, e este crescimento vem ocorrendo, graças a dedicação das Praças e Oficiais. Também informou que logo deve ser anunciado novos investimentos na instituição.

Para o Coordenador Geral, Tenente Coronel Ederson Franco, a reunião foi positiva, pois alinhou-se com o que foi debatido em reunião passada com o vice-governador.

Já Coordenador Geral Adjunto, 1° Sargento Ubirajara Ramos, relatou que a ABERGS sempre levará o pleito dos associados buscando o melhor para o coletivo e dentro da legalidade.

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!