Os Coordenadores Geral, Geral-Adjunto e Adjunto de Secretariado da Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, 1° Sargento Ubirajara Ramos e 2° Sargento Nelvio Rodrigues, foram recebidos nesta quinta-feira (18), pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS – CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Rodrigues, para tratar de demandas dos associados em relação ao Curso Técnico de Segurança Pública - CTSP e Curso Básico de Administração Bombeiro Militar - CBA.

A pauta, que já está sendo tratada com o Governo do Estado a partir da Secretaria de Segurança Pública; Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão; e Casa Civil; está sendo encaminhada, visto que o Comando informou que por parte da instituição, a questão administrativa está sendo organizada para a realização de ambos cursos, para assim poder habilitar - conforme previsto em legislação - os futuros 2° Sargentos e 1° Tenentes da instituição.

Assim que os cadernos temáticos forem revisados, base de estudo para a realização das provas, será anunciada a data de realização dos cursos.


Promoções

Da mesma forma a ABERGS também questionou o andamento das promoções de 2° Sargentos e Oficiais. O Comandante-Geral afirmou que necessita que os militares sejam promovidos para que possam desempenhar as funções técnicas ao qual foram capacitados, e desta forma fortalecendo todas as unidades no Estado.
O Comando-Geral já vem dialogando há um bom tempo com o Poder Executivo, e aguarda a autorização para a realização das promoções.


Reuniões em Brasília

A ABERGS aproveitou a oportunidade para apresentar ao Comandante-Geral, um relato das reuniões que tem realizado junto com demais militares de todo o Brasil no Senado, fundamentalmente sobre a LOB Nacional, que visa trazer parâmetros nacionais e garantias para as instituições militares, bem como as carreiras padronizadas em nível nacional para Oficiais e Praças.
Os Coordenadores falaram ainda sobre os modelos nacionais de saúde que existem e são direcionados aos militares no Brasil, bem como falou de outros projetos que estão tramitando no Senado Nacional.

A ABERGS salientou que a LOB 3045 está em relatoria no Senado e com bom andamento e aceitação de todos os Oficiais e Praças, Bombeiros e Policiais Militares do Brasil, assim como entidades representativas como a Associação Nacional de Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares - ANERMB, Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais - FENEME, Conselho Nacional de Comandantes-Gerais - CNCG, Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil - Ligabom, entre outras.

Participou da reunião, além dos Coordenadores da ABERGS, o Tenente Coronel Sallet, Comandante do 4° Batalhão de Bombeiro Militar – 4° BBM.


ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!