Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS, realizaram na manhã desta quarta-feira (13) reunião com o secretário de Segurança Pública do RS - SSP/RS, Sandro Caron, com a presença do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS - CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, para tratar de demandas importantes para os Oficiais e Praças do CBMRS.
RISP
Durante a reunião, os coordenadores falaram sobre o andamento do processo administrativo – PROA, que trata das Regionais Integradas de Segurança Pública – RISP, visto as demais vinculadas já terem sido contempladas dentro do projeto, com isso proporcionando a expansão e fortalecimento do CBMRS.
PLANO DE CARREIRA
O secretário Caron disse estar ciente e acompanhando a LOB Nacional, e que tão logo ela for aprovada no Senado, ele juntamente com o Comandante-Geral do CBMRS, montará um grupo de trabalho para executar no Rio Grande do Sul, modelo apresentado pela ABERGS e já executado por exemplo, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Estado em que Caron, também foi secretário de segurança.
DEFESA CIVIL
A atuação da Defesa Civil é atribuição Constitucional do Corpo de Bombeiros Militar, desde o planejamento até a execução e orientação das ações, por isso, a ABERGS solicitou a avaliação da atual estrutura no Estado.
Visto os últimos eventos climáticos que ocorreram no Rio Grande do Sul, o secretário destacou o trabalho executado pelo CBMRS: "as pessoas só lembram do Corpo de Bombeiros quando precisam, mas nós sabemos da importância dos bombeiros militares do Estado, e por isso, buscamos atender todas as demandas, porque compreendemos que são eles que atuam de imediato, são a primeira resposta", disse.
EFETIVO
A ABERGS mais uma vez reforçou a necessidade de chamamento de todos os aprovados, Oficiais e Praças, para que a Corporação possa atuar de forma plena dentro de todas as suas competências.
PROMOÇÕES
A associação reforçou com o secretário Caron, a necessária valorização dos Oficiais e Praças do CBMRS, que já aguardam as promoções ordinárias há quase 1 ano, ocasionando o atraso na vida funcional de inúmeros militares.
A ABERGS tem acompanhado de perto o trâmite das demandas, e cobrado do governo a rapidez necessária dentro dos encaminhamentos legais, para que os militares atuem e cumpram a sua missão de forma efetiva em prol da sociedade gaúcha.
Participaram da reunião os Coordenadores Geral e Geral Adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco e 1° Sargento Ubirajara Ramos; o Coordenador Adjunto de Secretariado, 2° Sargento Nelvio Rodrigues; e o Adjunto de Finanças, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski.
Veja a fala do Coordenador Geral clicando AQUI.
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!