A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) a partir dos Coordenadores Geral e Geral Adjunto, 1º Sargento Ubirajara Ramos e Tenente Coronel Alexandre Teixeira, foi recebida na manhã desta quarta-feira (5) na sede do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) pelo Comandante Geral da Corporação Cleber Valinodo Pereira.

O objetivo da reunião foi tratar de algumas demandas apresentadas pelos associados da ABERGS, entre elas a abertura do Curso Básico de Administração Bombeiro Militar (CBA) para a formação de 1º Tenente. “O Comando salientou que ainda nesta semana deve abrir o edital, que já está finalizado, inclusive para que possa ser conhecido o número total de vagas da Instituição e que as mesmas sejam completamente preenchidas”, disse Ubirajara, destacando que o curso será realizado de maneira presencial na Academia de Bombeiros Militar (ABM).

Também foi abordada a questão do andamento do atual Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP – EAD), onde o Comandante salientou que sabe das demandas, das dificuldades, que este é um modelo inovador que ainda precisa ser aperfeiçoado, mas que toda a equipe de operadores e tutores da ABM vem se dedicando ao máximo para a conclusão deste curso. Conforme informação do Comandante a formatura deverá ocorrer em Porto Alegre para todos, em local que em breve será divulgado.

Em relação à promoção destes, o Comando afirmou que deverá ocorrer. “Há vontade por parte do Governo do Estado, até mesmo porque a promoção está prevista em lei, pois temos vagas em aberto e pessoal que será formado para o desempenho da função de 2º Sargento”, disse o Comandante Cleber, destacando que a classificação dos futuros 2º Sargentos que irão concluir o CTSP será dado na forma da lei, respeitando o critério de antiguidade conforme o previsto.

A ABERGS ainda questionou sobre o andamento do Curso de Habilitação e Aperfeiçoamento de Bombeiro Militar (CHABM) para os militares oriundos da Brigada Militar e que desempenhavam a função de cinófilos e mergulhadores.  “O Comandante disse que o curso está em andamento, que muitos destes servidores estão com medida judicial e que o Comando entende que a decisão da medida liminar irá ser cumprida conforme cada caso”, destacou Teixeira, reforçando que é interesse da Instituição que a medida seja cumprida visto que a Instituição carece de efetivo, para o desenvolvimento e fortalecimento do Corpo de Bombeiros.

Também durante o encontro a ABERGS entregou ao Comandante o último exemplar da Revista Bombeiros em Ação, que traz um artigo do Comando do Corpo de Bombeiros tratando das conquistas na área educacional e de formação.

Texto: Daiane Roldão da Silva