A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) a partir do coordenador geral, 1º Sargento Ubirajara Ramos, e coordenador geral adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco, reuniram-se nesta segunda-feira (2) com o Comando da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) para tratar do Curso Básico de Administração (CBA).

O objetivo da ABERGS a partir de oficio que já foi entregue ao CBMRS é trabalhar juntamente com a BM e o Comando dos Bombeiros para que o curso voltado para a atividade de bombeiro seja realizado na Academia de Bombeiro Militar, contemplando assim todos os aprovados bombeiros no curso de CBA, bem como aqueles que realizam a atividade de cinófilo e mergulho e que hoje estão na condição de policial militar.

“Por parte do Corpo de Bombeiros isso já é uma demanda antiga visto a atual existência da Academia de Bombeiro Militar no qual tem plena condição de realizar este curso”, disse o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Adriano Krukoski, ressaltando que o CBA em andamento está sendo realizado na Academia de Polícia Militar.

Conforme o Comandante Geral da BM, Coronel Alfeu Freitas Moreira, este “é o momento propicio para o fortalecimento do Corpo de Bombeiros, visto que estão em uma fase de transição e foco na desvinculação, bem como também ser de interesse da BM pois assim abririam mais vagas para policiais militares na Academia de Polícia Militar. Que seriam contemplados com a saída dos bombeiros, e assim cada um realizaria o curso na sua academia de origem”.

Freitas ainda pediu mais dados para firmar a possibilidade deste acontecimento junto ao secretário de segurança do Estado, Cezar Schirmer. A ABERGS irá acompanhar a BM e o CBMRS, na realização deste pleito junto ao secretário, visto que é uma demanda dos seus associados.

Ao final da reunião a ABERGS presenteou o comandante da BM com a última edição da Revista da ABERGS – Bombeiros em Ação, que traz na capa a nova coordenação empossada para o biênio 2016/18.

Participaram da reunião o Assessor jurídico do CBMRS, Major Rodrigo; e da BM, o chefe de gabinete do Comando, Tenente Coronel Álvaro.

Veja AQUI o documento que trata sobre o CBA, enviado pela ABERGS, ao Comando. 

Fonte: Assessoria ABERGS, Daiane Roldão da Silva