A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) a partir dos coordenadores geral e adjunto, 1º Sargento Ubirajara Ramos, e Tenente Coronel Ederson Franco, esteve reunida nesta segunda-feira (30), com o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Adriano Krukoski, com o objetivo de tratar das demandas relacionadas aos cursos de formação de soldados no Curso Básico de Formação de Bombeiro Militar (CBFBM), do Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP) e Curso Básico de Administração (CBA).
Conforme o coordenador geral da ABERGS, Ubirajara Ramos, “em relação ao CBFBM o Coronel Krukoski deu a notícia de que já conversou com a Secretaria de Segurança Pública do Estado e há a possibilidade de haver a chamada dos suplentes que foram aprovados no curso de soldados no ingresso da carreira, o que era uma demanda de anos da ABERGS. Temos remanescentes que a SSP e o CBMRS devem ser chamados no segundo semestre”, disse.
Sobre o CTSP, a ABERGS levou ao Comando a possibilidade de chamar os suplentes aprovados, visto que o curso tem validade de dois anos, uma demanda conquistada pelo trabalho da ABERGS de prorrogação do edital. O Coronel Krukoski destacou que este também é um desejo do CBMRS, bem como promover os 3º Sargentos. “A ideia é chamar um maior número além das seis vagas, já após março, e criar um calendário para que todos os aprovados possam ser chamados”, destacou Krukoski.
O CBA, que ainda não teve início para a formação de Tenentes, assim como o CTSP, poderá começar em meados do mês de abril, também tendo chamada de suplentes. “Aumentamos então o número de Tenentes, o que é uma necessidade do Corpo de Bombeiros, para o Comando dos Pelotões que estão distribuídos nos diversos municípios. Este também é um desejo do CBMRS, que vem trabalhando para isso”, disse o Comandante.
Devido à falta de efetivo a ideia do Comando do CBMRS é fazer a primeira etapa do curso semipresencial, com modalidades de aulas práticas presenciais na Academia do Corpo de Bombeiros, e outras na metodologia de Ensino à Distância, que já está em negociação uma plataforma de ensino.
“A ABERGS continua alinhada, lutando para que os soldados, sargentos e tenentes iniciem seus cursos. Estamos realizando um trabalho conciso e articulado tanto com o Comando do CBMRS, e politicamente junto ao Governo Estadual para que estes bombeiros e futuros bombeiros sejam chamados. Com o passar do tempo a ABERGS irá enviar mais informações sobre os cursos”, destacou Ubirajara.
Fonte: Assessoria ABERGS, Daiane Roldão da Silva