No dia 16 de agosto, a ABERGS reuniu-se com o Comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Guido, para tratar as demandas da categoria.

Na ocasião foram tratados assuntos como a limitação de idade no CTSP, no qual configura um ato ilegal, pois a Constituição do Estado deixa claro o tema não permitindo qualquer tipo de discriminação. O Cel. Guido também lamentou o baixíssimo número de vagas em aberto para esta edição do CTSP, visto termos um claro de 513 vagas de 2º sargentos.

A ABERGS questionou a realização do curso de busca e resgate com cães, atividade exclusiva do Corpo de Bombeiros, que foi aberta aos Policiais Militares ferindo a Constituição Federal e fazendo com que os mesmos atuem em desvio de função.

Outros assuntos de extrema relevância como o fechamento de unidades de bombeiros, bem como a possível retirada da sede do Grupamento de Busca e Salvamento no caís do porto, devido à revitalização do local, foram abordados.

Os coordenadores da ABERGS lamentaram não poderem resolver assuntos de bombeiros junto ao comandante da corporação, devido a sua subordinação a um comando policial.

O Comandante do Corpo de Bombeiros ressaltou que está aberto ao diálogo, podendo ainda realizar uma reunião entre a ABERGS e os demais comandantes regionais, porém enfatiza que embora tenha conhecimento técnico e defenda os diversos projetos da ABERGS, não pode comprometer-se na busca por soluções devido a sua subordinação a Brigada Militar.