Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, estiveram na manhã desta quinta-feira (17), na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão – SPGG, para dar continuidade às demandas já encaminhadas pela associação à secretaria. Na ocasião os Coordenadores Geral e Adjunto e Adjunto de Secretariado, Tenente Coronel Ederson Franco, 1° Sargento Ubirajara Ramos e 2° Sargento Nelvio Rodrigues, foram recebidos pela assessora especial, Iracema Keila Castelo Branco.

Sobre o reconhecimento dos militares veteranos do Corpo de Bombeiros Militar como reserva do Corpo de Bombeiros Militar do RS - CBMRS, visto a legislação ser omissa na época da emancipação, foi informado que existe a viabilidade técnica e legal, visto já ter sido realizado consulta com a Procuradoria Geral do Estado – PGE. O governo deverá buscar mais informações junto ao Comando do CBMRS para ver a viabilidade administrativa deste reconhecimento a partir da opção de cada um.

A ABERGS diante da informação, continuará o diálogo com a SPGG buscando inclusive mais informações de como ocorrerá este trâmite e de quantos militares bombeiros desejam ser reconhecidos como da reserva do CBMRS.

Em relação ao Plano de Carreira, foi informado que o Governo do Estado pretende fazer uma reavaliação de todas as carreiras do Estado, e que a carreira do CBMRS ao qual prevê especificidades dentro de inúmeras legislações, também será debatida dentro deste processo, e que a secretaria também vem acompanhando a legislação federal que está em fase de tramitação final no Senado.

A ABERGS também solicitou a celeridade no andamento do processo administrativo – PROA, que trata das Regionais Integradas de Segurança Pública – RISP, visto as demais vinculadas, já terem sido contempladas dentro do projeto. Com isso proporciona a expansão e fortalecimento do CBMRS.

 

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!