Na terça-feira (08), a coordenação da ABERGS, representada pelo Tenente Coronel Henrique, 1º Tenente Bordignon e 1º Tenente Miranda, esteve reunida com a deputada estadual Delegada Nadine, reforçando o compromisso da entidade com a defesa dos direitos e valorização da categoria dos bombeiros militares.

Um dos pontos centrais do encontro foi a necessidade de regularização do tempo de serviço para fins de mandato classista de natureza militar, buscando um parecer oficial do Governo do Estado que reconheça essa atuação como efetivo exercício. A indefinição sobre esse tema vem gerando insegurança jurídica e prejudicando o planejamento de carreira de quem assume essa nobre missão representativa.

Também foi debatida a situação dos militares PMEs recontratados pelo CBMRS, que atualmente exercem funções administrativas e operacionais com o recebimento da Gratificação Especial de Retorno à Atividade (GERA). A ABERGS destacou a importância de que esse processo seja conduzido com atenção à legalidade, ao equilíbrio institucional e ao respeito à hierarquia, evitando sobreposições ou distorções nos comandos operacionais.

Ainda, a associação alertou para o baixo efetivo do CBMRS, que compromete diretamente a capacidade de resposta da corporação frente ao aumento de desastres naturais e emergências no estado. A ampliação dos quadros deve ser tratada como pauta prioritária para a segurança da população gaúcha.

A deputada Delegada Nadine demonstrou receptividade às demandas apresentadas e se colocou à disposição para apoiar as pautas da categoria dentro da Assembleia Legislativa.

 

 

 ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!