Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, visitaram nesta sexta-feira (22), a sede da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho – ABAMF, onde foram recebidos pelo presidente Estadual da entidade, José Clemente. O objetivo do encontro foi tratar sobre o Plano de Carreira de cada Instituição Militar e outras demandas de interesse de Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros Militar do RS.
O Coordenador-Geral Tenente Coronel Ederson Franco, acompanhado do adjunto 1° Sargento Ubirajara Ramos, e da Coordenadora de Secretariado Major Cristiane Nunes, conversaram longamente sobre a extrema e urgente necessidade da implantação de carreira nas Corporações Militares do Estado do Rio Grande do Sul.
Mesmo tendo pontos divergentes em razão das atribuições de cada Instituição, nota-se que a tropa necessita de uma definição do Governo em apresentar o maior dos anseios desse momento aos Militares Estaduais: a Modernização da Carreira para Brigada Militar, já em debate pela ABAMF junto ao Comando da Brigada Militar, e a Criação da Carreira Própria para o CBMRS ao qual vem sendo construída entre a ABERGS e o Comando dos Bombeiros.
As particularidades já anunciadas por ambas as entidades representativas comprovam essa necessidade.
Hoje, já é visível, principalmente no policiamento, a frustração de Soldados que estão sendo transferidos para a reserva, na condição de Soldado, após 30 anos de serviços prestados à comunidade gaúcha.
Os Bombeiros, após a separação, também aguardam definições de imposições de Leis, sobre sua estruturação ao qual o próprio governador e vice, se comprometeram em construir uma carreira específica para a Instituição.
As duas entidades representativas que são parceiras de longa data em diversas lutas e conquistas para os Militares, entendem que em relação a carreira as Instituições devem lutar para defender os anseios dentro das suas peculiaridades e realidades, embora Militares do Estado, possam ter carreiras distintas como em outras Corporações Militares Estaduais e Federais.
A reunião também avaliou outras medidas do Governo que vêm retirando direitos dos Militares Estaduais.
As demais ações a serem desencadeadas serão também tratadas com as demais Entidades representativas dos Militares Estaduais.
Da ABAMF também participaram os diretores Teixeira, Edmilson, Denis, acompanhados do Departamento Jurídico, representado pelo Dr. Antonio de Moraes.
#modernizacaodacarreiradonivelmediodospoliciaismilitaresja #carreirapropriaparaosbombeirosja
* Associado/a, baixe o aplicativo da ABERGS clicando AQUI.