O Coordenador Geral Adjunto da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, 1° Sargento Ubirajara Ramos, visitou nesta quarta-feira (12) o diretor da Academia de Bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar - CBMRS, Tenente Coronel Carlos Alberto da Silva Souto. Na ocasião foi tratado sobre o desenvolvimento de ensino que contempla a Academia de Bombeiro Militar e a Escola de Bombeiros.
O Tenente Coronel Souto, destacou que toda a sua equipe de Oficiais e Praças vem desenvolvendo um excelente trabalho para que os alunos possam ser qualificados e formados para bem atender a sociedade. No momento encontram-se em qualificação alunos Oficiais para o cargo de Capitão, que pela primeira vez na história ingressam diretamente como Capitães do CBMRS.
A Academia assim como a Escola, aguardam para a próxima semana o ingresso dos alunos Soldados que irão realizar cursos na Capital e também em centros de outros municípios do Estado.
O Tenente Coronel Souto, relatou ainda que está acompanhando o debate entre o Governo do Estado, Comando do CBMRS e ABERGS, sobre o plano de carreira próprio dos Bombeiros Militares, e entende que no atual momento da legislação vigente, é possível a realização de um CTSP e CBA para a ascensão das Praças. Desta forma a Academia de Bombeiro Militar está pronta para realizar cursos na modalidade presencial ou à distância.
O diretor, Tenente Coronel Souto, defende ainda que o CBMRS tenha sua carreira própria devido as peculiaridades na atividade e missões constitucionais, entendendo também que os Militares mais novos vêm estudando, se preparando para a iminência do concurso, bem como os mais antigos, visto que é a oportunidade de ascensão na carreira, e tão logo solicitar a reserva visto os mais de 30 anos de serviço. Entendendo que no momento atual deve-se continuar os cursos que já estavam planejados e em andamento e continuar o debate que defende uma carreira própria e especifica para a instituição.
O Coordenador Geral Adjunto da ABERGS, 1° Sargento Ubirajara Ramos, aproveitou a ocasião para questionar sobre como está o andamento da vacinação contra o Coronavírus para todos os alunos, visto estes ainda não terem sido vacinados. O diretor da academia informou que existe uma legislação que contempla os alunos e todos os setores e departamentos de apoio ao Comando Geral como Batalhão Reserva, pois estão prontos para atuar diretamente em ocorrências, desta forma, devem ser vacinados.