Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, visitaram nesta quarta-feira (4) o deputado estadual Tenente Coronel Zucco (PSL). O objetivo da visita foi apresentar a entidade que representa Oficiais e Praças associados do Corpo de Bombeiros Militar do RS, bem como se colocar à disposição do deputado para demandas especificas dos Bombeiros Militares.

Durante a conversa, os Coordenadores Geral e Geral Adjunto, 1º Sargento Ubirajara Ramos e Tenente Coronel Ederson Franco; e o Coordenador Adjunto de Finanças, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski, explanaram brevemente sobre o Plano de Carreira dos Bombeiros Militares, visto serem forças auxiliares do Exército Brasileiro.

Foi tratado também o cenário estadual, dentro das legislações possíveis que poderão vir do Executivo, bem como o cenário federal com legislações especificas como o PL 16.445 e PEC 06, que visam tratar da Previdência.

O deputado Zucco agradeceu a visita da ABERGS e da mesma forma deixou o gabinete de portas abertas para a construção de projetos e defesa de interesses de Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros Militar, também elogiou o trabalho da entidade por ser única, que visa o fortalecimento da Instituição, valorização dos militares e prestação de um melhor serviço para s sociedade gaúcha, inclusive destacando que a entidade está em um caminho certo.

Zucco destacou as propostas de carreira defendidas pela ABERGS para o CBMRS, fortalecendo cada vez mais a Instituição como órgão permanente de Estado e como Militar reserva e auxiliar do Exército Brasileiro.

A ABERGS também elogiou a proposta de projeto do deputado Zucco, que visa tornar o Corpo de Bombeiros Militar e todas as entidades da Segurança Pública, como órgãos permanentes de Estado, sendo então necessário vincular este tema diretamente a Constituição do Estado.

No encontro também foi rapidamente tratado sobre a possibilidade de militares da reserva tornarem-se monitores externos dentro das escolas, criando assim a “Escola Cívica”, aos moldes da Escola Tiradentes da Brigada Militar.

Para a ABERGS o diálogo foi muito proveitoso, tendo a certeza que há muito a construir a partir de um diálogo permanente com o deputado, propostas para o desenvolvimento do CBMRS.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva