Os Coordenadores Geral, Geral Adjunto e de Secretariado da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, 1° Sargento Ubirajara Ramos e Major Cristiane Nunes de Oliveira, visitaram na tarde da quinta-feira (22) o novo Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS – CBMRS, Coronel Luiz Carlos Neves Soares Junior.

O objetivo da visita cortesia foi para parabeniza-lo pela assunção a nova função como Subcomandante-Geral. Além disso, a ABERGS aproveitou o momento para fazer alguns questionamentos oportunos visto o momento atual. O Coronel Luiz, ainda como diretor do departamento de prevenção, havia sido nomeado como presidente de uma comissão que iria discutir a carreira própria do CBMRS, onde ocorreram algumas reuniões com a participação da ABERGS.

Agora como Subcomandante-Geral, a ABERGS questionou como seria o andamento desta discussão. O Coronel ratificou que “é de extrema importância que o CBMRS tenha sua carreira própria devido as especificidades e que no momento oportuno a discussão terá continuidade, visto que no atual momento existem legislações que não permitem alteração de carreira ”, disse o Coronel Luiz, ressaltando que entende a legalidade e continuidade do modelo atual, a partir de um CTSP e CBA, que logo serão anunciados pela Instituição.

Na ocasião a ABERGS trouxe uma demanda já apresentada ao Comando, que diz respeito a presença feminina na Corporação. A ABERGS solicitou que seja desenvolvida uma política para as mulheres que estão ou venham ingressar no CBMRS, proporcionando melhor estrutura física para a privacidade e desenvolvimento do trabalho das Militares. Desde 1997 é previsto o ingresso de mulheres no CBMRS, porém muitas dependências físicas não são adequadas as mulheres.

Aproveitando o momento a ABERGS também questionou sobre as promoções de Oficiais e Praças que estavam previstas para acontecer. De acordo com o Subcomandante-Geral, o Comandante Geral, César Eduardo Bonfanti, já realizou todo processo e o CBMRS aguarda e necessita destas promoções para o melhor andamento dos serviços prestados.

 

Novas camisetas

Tradicionalmente os coordenadores da ABERGS são reconhecidos de longe ao utilizar a camiseta vermelha. Porém, a partir do mês de abril, novas camisetas serão apresentadas, reforçando a importância de algumas datas.

Durante a visita ao Comando, os Coordenadores estavam com camiseta alusiva ao Mês Mundial de Conscientização ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de dar visibilidade e chamar atenção para o transtorno, visto que muitos Militares possuem filhos e filhas que possuem o espectro e merecem todo o respeito e cuidado da sociedade. O objetivo da ABERGS é homenagear as pessoas, familiares e chamar a atenção para inúmeras datas que devem e merecem ser lembradas.