Os Coordenadores Geral-Adjunto e de Secretariado-Adjunto da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, 1° Sargento Ubirajara Ramos e 2° Sargento Nelvio Rodrigues, durante a semana de diálogo e reuniões no Congresso, tiveram também a oportunidade de conhecer o Comando-Geral da instituição no Distrito Federal, assim como o Grupamento de Aviação Operacional.
Durante as visitas, os coordenadores também conheceram as instalações do 45° Grupamento de Bombeiro Militar - GBM, o mais recentemente inaugurado, que foi instituído para receber a Copa do Mundo.
O que chamou muito a atenção nas unidades, se comparado ao RS, foi o número de efetivo, já que a unidade visitada, tem ao total 100 militares, sendo 20 por dia de serviço, diferente do RS, que tem uma média de 4 por serviço.
Com este efetivo das unidades do DF é possível atuar com viaturas de combate a incêndios e viaturas de resgate e salvamentos, seguindo o padrão previsto para o serviço de bombeiros, diferentemente do RS, que se encontra muito aquém.
Também chamou a atenção dos coordenadores da ABERGS, a Carreira dos Militares do DF, que segue a padronização de muitos Corpos de Bombeiros do Brasil e das Forças Armadas, onde o ingresso para o Oficialato é com diversos cursos de nível superior, ingressando como Cadete passando pelo aspirantado, e o posto de 2° e 1° Tenente, chegando ao posto de Comandante.
Por sua vez as praças ingressam como soldados, sendo como requisito o nível superior, podendo chegar até o posto de Major.
Para a ABERGS foi extremamente positiva a troca de experiências e informações, para que retornando ao RS, possa informar aos Oficiais e Praças associados, para que assim com diálogo e legalidade possamos construir uma instituição mais forte para valorizar os Militares do RS, e consequentemente prestar serviços com melhor qualidade para a sociedade gaúcha.
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!