Os coordenadores geral, geral adjunto e de secretariado da Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS), estiveram nesta quarta-feira (16) visitando as turmas de Curso Básico de Formação de Bombeiro Militar (CBFBM) e Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP), na Academia de Bombeiro Militar.

O objetivo dos coordenadores foi apresentar as turmas o trabalho realizado pela ABERGS em prol do Corpo de Bombeiro Militar do RS. “Realizamos periodicamente roteiros para apresentar nosso trabalho, mas também comunicar as mudanças que irão ocorrer com o Corpo de Bombeiro Militar do RS (CBMRS) como instituição independente. Muitos ainda têm dúvidas, questionamentos sobre o que irá ocorrer, e nós como entidade representativa temos o dever de esclarecer para todos os bombeiros e bombeiras”, destacou o coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos.

“Falamos sobre projetos que encontram-se na Assembleia Legislativa e do PLC 147, que trata dos interstícios das carreiras da Brigada Militar, destacando que a ABERGS está trabalhando para buscar minimizar as alterações, visto que o governo encaminhou o projeto com caráter de urgência, o que prejudica significativamente os servidores, visto que o Corpo de Bombeiros ainda usufrui desta legislação até ter uma legislação própria”, disse Ubirajara, ressaltando que esta é uma proposição da ABERGS para o próximo período. O coordenador geral destacou ainda que foram tratadas questões como o chamamento de novos aprovados para o curso de 2º Sargento.

Para o coordenador geral adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco, embora o mais importante passo já tenha sido dado, ainda há muito o que conquistar e enfrentar pela frente. “Devemos nos fortalecer com união. Um Comando e uma corporação forte podem colher muitos frutos. Um Corpo de Bombeiros forte, capacitado, valorizado, presta serviços ainda com maior excelência a todos os cidadãos gaúchos”, disse ele, ressaltando que a ABERGS por onde passa felizmente é reconhecida como entidade que luta pelos direitos do Bombeiro Militar.

O coordenador de secretariado da ABERGS, Tenente Coronel Alexandre Teixeira, ressaltou que a realidade da Corporação poderá melhorar muito se todos estiverem unidos em um único objetivo. “A ABERGS é uma entidade representativa que vai do Soldado mais moderno ao Coronel mais antigo, acreditamos que unidos conseguiremos manter o reconhecimento nacional de que o Corpo de Bombeiro do RS é um dos mais qualificados do país. Temos nobres homens e mulheres que enfrentam dificuldades diárias nos Batalhões, mas temos certeza que o trabalho que a ABERGS vem realizando alinhado com o Comando do CBMRS ainda garantirá muitas melhorias e conquistas para a Corporação“, afirmou Teixeira.

No final da explanação os coordenadores responderam dúvidas dos presentes.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva