Durante a quinta e sexta-feira (14 e 15), a Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, visitou respectivamente a Companhia de Bento Gonçalves, na sede do 5° Batalhão de Bombeiro Militar, em Caxias do Sul; ambas localizadas na Serra gaúcha. As visitas fazem parte do roteiro organizado pela associação, que vai até as Companhias, Pelotões e Batalhões para esclarecer dúvidas quanto aos projetos que tramitam no Estado do Rio Grande do Sul, como também na Câmara Federal e Senado, e que dizem respeito diretamente aos militares.
Em Bento Gonçalves, os coordenadores foram recepcionados pelo Major Batista, tendo a oportunidade de conversar com os militares que estavam de serviço, falando sobre o PLC 468 recentemente aprovado pela Assembleia Legislativa, como também dos projetos que estão tramitando no Congresso Nacional no que diz respeito a carreira dos Bombeiros Militares.
No município de Caxias do Sul, sede do 5° BBM, os coordenadores foram recebidos pelo Comandante e SubComandante, Tenente Coronel Fortes e Major Lúcio. Da mesma forma, os coordenadores explanaram aos militares presentes sobre os projetos e ouviram os anseios e demandas dos Oficiais e Praças da Corporação.
Para os Coordenadores Geral-Adjunto, de Secretariado-Adjunto e Regional do Litoral Norte, 1° Sargento Ubirajara Ramos, 2° Sargento Nelvio Rodrigues e 2° Sargento Jeferson França, foi extremamente positivo ouvir os militares, associados ou não da entidade, que buscaram esclarecer dúvidas e que também deram sugestões em prol a melhoria da instituição e fortalecimento do Corpo de Bombeiros Militar do RS – CBMRS.
Entre os diversos questionamentos sobre a Carreira do CBMRS, a ABERGS destaca “sobre a abertura de um CTSP e CBA”, visto que o projeto aprovado na Assembleia Legislativa, determina que anualmente será realizado um curso, e que no ano de 2022 ainda não foi concretizado.
A ABERGS acolhendo os questionamentos posteriormente levará ao Comando do CBMRS e ao Governo do Estado, em busca de mais informações de como ocorrerá este trâmite; cobrando ainda do Poder Executivo pronunciamento sobre os 810 cargos de 3° Sargentos, que permitirão após a conversão, maior fluidez da carreira na Instituição.
Os Coordenadores da ABERGS ratificaram a preocupação da associação sobre as demandas levantadas pelos Militares, salientando que continuará sempre defendendo uma carreira para a Corporação, e que esta realmente fortaleça a instituição e valorize os homens e mulheres tanto Praças quanto Oficiais, para que possam continuar executando com excelência os serviços prestados para a sociedade gaúcha.
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!