Três pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas em acidente na noite desta terça-feira (26), na BR-101, entre Osório e Maquiné, no litoral norte do Estado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu pouco depois das 19h no km 72 da estrada, próximo da região do Túnel de Morro Alto.  A colisão envolveu três caminhões e cinco veículos leves. 

Segundo a PRF, uma carreta saiu da pista por volta das 19h da noite de terça-feira, parou no canteiro central e lançou detritos que atingiram uma Fiat Strada que fazia o sentido Osório- Torres. Outros dois carros e um furgão também foram atingidos. O condutor de um Ford Ka e dois frentistas de um posto de combustíveis foram ajudar a atender a ocorrência. Outra carreta que fazia o sentido Torres-Osório teve a barra da direção rompida e bateu nos demais veículos envolvidos no acidente.

O condutor do Ford Ka, Adairlan Pablo de March, de 42 anos,  havia parado para prestar socorro e morreu no local. Adilar Pedro Toniolo, 33, estava na carona do Fiat Strada que foi atingido pelos detritos e morreu no hospital de Osório. Já o menino Pedro Zanovello, de 5 anos, era passageiro do furgão envolvido no acidente. Ele foi levado ao hospital em Capão da Canoa, mas não resistiu. 

O motorista de uma Captur e o motorista do furgão tiveram ferimentos graves. Os dois frentistas, a passageira do furgão e o condutor do Strada tiveram ferimentos leves. Entre os feridos, está o ex-prefeito de Terra de Areia, Generi Maximo Lipert. Ele se encontra em atendimento no Hospital Cristo Redendor, em Porto Alegre.  As demais identidades dos feridos não foram divulgadas.

O trânsito ficou parcialmente bloqueado na BR-101, no sentido Torres-Osório, até o início da manhã desta quarta-feira (27), quase 12 horas após o acidente . No sentido Osório-Torres, o trecho foi liberado por volta das 3h30min desta quarta-feira (27).

O teste do bafômetro nos motoristas envolvidos deu negativo para a presença de álcool. Os veículos passarão por perícia e a Polícia Civil de Osório vai instaurar um inquérito para investigar as circunstâncias do acidente.

Fonte: GaúchaZH / EDUARDO PAGANELLA, ANDERSON AIRES, NOELE SCUR, TIAGO BITENCOURT