A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Abergs) conseguiu um forte aliado na busca pela desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. Trata-se do vereador Adeli Sell, que também preside o PT de Porto Alegre. O parlamentar intermediou ontem à tarde (10.02) um encontro entre o coordenador-geral da Abergs, Ubirajara Pereira Ramos, e o soldado Alex Fabiano de Sá, com o Secretário Estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta. Na oportunidade, os bombeiros alegaram que a separação trará benefícios para a categoria, para a BM e para a sociedade. Citaram como exemplo o estado de Santa Catarina, que, após a desvinculação, melhorou de forma expressiva o serviço prestado à sociedade. “Temos de decidir se o Rio Grande do Sul continuará na contramão dos outros estados brasileiros e do mundo", disse Ubirajara.

Afonso Motta recebeu o grupo em seu gabinete, no Palácio Piratini

Na oportunidade, os bombeiros alegaram que a separação trará benefícios para a categoria, para a BM e para a sociedade. Citaram como exemplo o estado de Santa Catarina, que, após a desvinculação, melhorou de forma expressiva o serviço prestado à sociedade. “Temos de decidir se o Rio Grande do Sul continuará na contramão dos outros estados brasileiros e do mundo", disse Ubirajara.

Os profissionais informaram que apenas quatro estados brasileiros ainda mantêm os bombeiros subordinados à Polícia Militar: Bahia, Paraná, São Paulo e RS. Bahia e Paraná devem desvincular os serviços no próximo ano. A separação, segundo a Associação, resultaria em gestão específica e concurso exclusivo para bombeiros, dentre outras alterações.

O Secretário disse que irá colocar o assunto na sua agenda de preocupaçãoes e se comprometeu a discutir com o governo e os municípios uma solução para o problema. Para Adeli, que tem se mostrado solidário aos anseios da categoria, a desvinculação vai trazer melhores condições de trabalho e deve garantir maior eficiência no atendimento à população. “Em tempos de catástrofes naturais, considero imprescindível ter nossos bombeiros atuando à pleno, sem deficiências de equipamentos e nem de pessoal”, disse o parlamentar.

Por Tatiana Feldens, Assessoria do Vereador

Fonte:http://blogdoadeli.blogspot.com/2011/02/adeli-abraca-bandeira-dos-bombeiros.html