A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, a partir do Coordenador Geral, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski, participou no sábado (29) da palestra ‘Adoecimento Psíquico dos trabalhadores da segurança pública’, com a presença de Christian Dunker - psicanalista, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; da deputada federal Fernanda Melchiona, e tendo como proponente, a deputada estadual Luciana Genro.

Com a presença de entidades representativas, em seu momento de fala, o Coordenador Geral da ABERGS, ressaltou uma proteção fundamental além da biológica e mecânica que existem, porém que se torna silenciosa, que é a proteção psicológica.

“Nós enfrentamos diversas ocorrências, eu por exemplo, estava no incêndio da Boate Kiss. Nós resgatamos lá centenas de corpos, e no outro dia estes mesmos bombeiros estavam de serviço de novo, sem nenhuma condição psicológica de trabalhar depois daquela tragédia”, destacando que quem é pai, mãe, qualquer pessoa vendo, vivenciando aquela situação, sofre.

Henrique ressaltou ainda que alguns protocolos não existiam antes do episódio da Kiss, para que por exemplo os bombeiros militares que atuaram no resgate e salvamento, ficassem afastados por algum período, para poder recuperar o psicológico e voltar a atividade com o suporte que todos os que trabalham com o risco da vida, e com o cuidado e proteção de outras vidas, também necessitam.

"Nós cuidamos de vidas, mas também precisamos ser cuidados”, finalizou.

Assista ou reveja a palestra clicando AQUI.

 


ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!