Um adolescente de 16 anos morreu afogado na tarde deste domingo na barragem do DNOS, bairro Campestre do Menino Deus, região nordeste de Santa Maria. Ele foi identificado como Samuel Machado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada por volta das 16h30min para ir ao local. O grupo de resgate, com dois mergulhadores e mais quatro bombeiros, localizou o corpo às 17h50min. Eles contaram com o apoio da Brigada Militar (BM).
Conforme três adolescentes que estavam junto de Machado, ele se atrapalhou ao pular na água, a partir de uma passarela que faz a ligação da margem até uma das bombas da barragem, e caiu de barriga, desaparecendo na água em seguida. Era uma altura de pelo menos seis metros.
– A gente tinha comido, estava calor e a gente foi tomar banho na barragem, como sempre. Ele caiu e desapareceu – desabafa um adolescente de 17 anos, que teve preferiu não se identificar.
Um dos amigos, 16, tentou socorrê-lo e quase se afogou, sendo salvo por outros dois. Em seguida, pediram socorro e moradores da região chamaram o Corpo de Bombeiros. Eles estimam que Machado tenha desaparecido às 14h30min.
O trabalho dos bombeiros levou quase duas horas para ser concluído, e foi acompanhado da família e amigos.
De acordo com familiares, Machado era estudante do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Celina de Moraes, onde cursava a Escola de Jovens e Adultos (EJA).
A temperatura máxima registrada na tarde deste domingo em Santa Maria foi de 34°C de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os termômetros em cidades da região alcançaram marcas semelhantes. O Corpo de Bombeiros é enfático ao dizer que, apesar do calor e ser comum que usem a área da barragem como balneário, o local é impróprio para banho, não conta com salva-vidas, e põe em risco a vida de quem se arriscar, pois há bombas que sugam a água. Ou seja: desaconselha que se tome banho no local.
– Por se tratar de um lugar fundo, qualquer descuido pode resultar em um acidente grave, como foi o caso – disse um dos bombeiros que trabalhava nas buscas.
Fonte: Pâmela Rubin Matge e João Pedro Lamas
Foto: João Pedro Lamas / Agência RBS