A frota aérea do Corpo de Bombeiras auxilia na entrega de vacinas contra covid-19 no interior de Minas Gerais nesta terça-feira (19). Mais de 560 mil doses do imunizante Coronavac, desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac e produzidos no Brasil em parceria com o Instituto Butantan, chegaram chegaram ao estado mineiro na noite dessa segunda-feira (18), após serem distribuídos pelo governo federal.
Na manhã desta terça, dois helicópteros e um avião da corporação, com a presença do governador Romeu Zema e do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, iniciaram a distribuição da vacina contra a covid-19 no estado. A primeira aeronave que decolou foi um avião Caravan, transportando vacinas para as cidades de Governador Valadares, Teófilo Otoni, Pedra Azul e Uberaba.
Em seguida, dois helicópteros da corporação, voaram para as cidades de Manhuaçu, Coronel Fabriciano e Diamantina. Aeronaves das demais forças de segurança e do Governo de Minas transportaram doses da vacina para outras regiões do estado.
Com o objetivo de garantir e agilizar o transporte das vacinas contra a covid-19, além de insumos, aparelhos e pessoal da saúde que vai trabalhar na vacinação, Zema determinou que as aeronaves oficiais do Estado sejam, preferencialmente, utilizadas para o transporte dos imunizantes e insumos em Minas Gerais. A determinação foi publicada no último sábado (16) por meio de decreto no Diário Oficial Minas Gerais e deverá ter validade enquanto perdurar o estado de calamidade pública devido à pandemia.