O jato colidiu na sexta-feira com o caminhão de bombeiros quando percorria a pista antes de decolagem. O avião pegou fogo rapidamente. O acidente resultou na morte de dois bombeiros.
Neste domingo, a Lima Airport Partners, que opera o aeroporto, disse em um comunicado no Twitter que o caminhão de bombeiros havia entrado na pista como parte de um exercício de emergência coordenado entre o operador e a autoridade de tráfego aéreo.
"No dia 18 de novembro, durante a manhã e até o início do exercício, a equipe de bombeiros tomou todas as providências necessárias para executar a manobra", disse o operador do aeroporto.
"A Torre de Controle (CORPAC) confirmou o horário de largada 15h10, sendo o horário fixado para o início da manobra, sendo que o impacto com a aeronave da Latam ocorreu às 15h11."
Jorge Salinas, presidente do conselho de administração da Corporação Peruana de Aeroportos e Aviação Comercial (CORPAC), disse à rádio local que a autorização para o exercício não incluía a entrada na pista.
"Não há autorização para a entrada de qualquer veículo na pista. Há autorização para a realização de um exercício, mas fora das áreas que atualmente têm operações de trânsito", disse sábado à rádio RRP.
O Ministério da Saúde do Peru disse na sexta-feira que 20 passageiros estavam recebendo tratamento médico e pelo menos dois estavam em estado grave. A companhia aérea disse que nenhum passageiro ou tripulante morreu.