O Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas (CHVT) para 21 bombeiros militares do Estado do Ceará teve início, nesta segunda-feira, 17 de outubro. O treinamento, de 80 horas/aulas, é promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e visa capacitar seus participantes para atuarem como vistoriantes do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) – órgão de execução programática do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes ou depois de sua liberação ao uso – a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT).

A aula inaugural aconteceu no auditório da Aesp e foi ministrada pelo tenente coronel Wagner Maia, comandante do Cepi. “O Curso de Habilitação em Vistoria Técnica tem o objetivo capacitar militares na atividade técnica da corporação fortalecendo a fiscalização e permitindo qualificar mais ainda o efetivo de profissionais nas unidades do CBMCE. O conhecimento com maior profundidade, como é visto no CHVT, permite ao bombeiro militar um melhor entendimento dos sistemas e equipamentos de segurança das edificações pois ele estudará de forma aprofundada sistemas de sprinklers, detecção e alarme, para-raios, dimensionamento de saídas de emergências, sistemas de hidrantes, dimensionamento de equipamentos extintores, todos os sistemas ligados à prevenção e segurança contra incêndio no estado do Ceará”, destacou o tenente coronel Wagner Maia.

Qualificação profissional e prevenção de Incêndio

De acordo com o comandante-geral do CBMCE, coronel Ronaldo Roque, atualmente o Cepi conta com aproximadamente 200 profissionais, entre oficiais e praças, que trabalham fazendo vistorias e análise de projetos de prevenção de incêndio. Ele destaca a importância desta capacitação para este segmento bombeirístico. “É uma atividade extremamente técnica e especializada, talvez seja a única função dentro dos bombeiros que independe do posto e da graduação, da função ou do tempo de serviço de onde você está. E os concludentes do curso irão trabalhar exatamente nessa área de vistoria de incêndio, serão vistoriantes do Corpo de Bombeiros, parte deles aqui na Capital e parte no interior do Estado”, pontuou o comandante-geral.

O curso tem previsão de término no dia 28 de outubro. O objetivo é fortalecer a atividade técnica nas unidades do interior do Estado. Neste período, os alunos acompanharão instruções de procedimento administrativo, ética profissional, prevenção em estádios e áreas afins, aparelhos extintores e iluminação de emergência, sistema de hidrantes, sistemas de sprinkler, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, manipulação, utilização e armazenamento de gás liquefeito de petróleo, acesso de viaturas e compartimentação, fogos de artifício e cobertas combustíveis, detecção de fumaça, alarme de incêndio, prática de vistoria, multa e interdição. Inúmeros assuntos que envolvem a área técnica e que serão repassados aos bombeiros, buscando assim qualificar mais ainda os serviços do Cepi, fortalecendo a prevenção e a proteção contra incêndio no âmbito do Estado do Ceará.