Os caminhões do corpo de bombeiros geralmente são bem chamativos, robustos e com vários compartimentos para colocar os utensílios para as situações de socorro. Mas a Opel resolveu inovar neste mercado. A montadora alemã lançou o que talvez seja o menor caminhão de bombeiros do mundo, já atuante na sede da empresa.
O “caminhão” de bombeiros Rocks-e roda e monitora o território da fábrica da Opel, em Rüsselsheim. Ele é usado pela brigada de incêndio com a finalidade de chegar aos locais de acidente com maior agilidade, já que é um veículo que consegue acessar vários espaços, diferente dos grandes caminhões.
O Rocks-e de 2,4 m de comprimento se distingue pela coloração temática e pelos números de telefone de emergência marcados em suas laterais.
O carro não participa diretamente das ações de extinção de incêndio. Um dos motivos é ser incapaz de levar uma grande quantidade de equipamentos. Entretanto, podem ser levados pequenos equipamentos em seu interior.
Estacionar próximo a hidrantes
Os caminhões de bombeiros, quando respondem a incêndios, necessitam de utilizar os hidrantes próximos ao local. Por esse motivo, é proibido estacionar ao lado de bocas de incêndio, já que pode atrapalhar o trabalho dos brigadistas nos momentos de emergência.
O jornalista e engenheiro, Boris Feldman conta um exemplo de que essa punição pode ocorrer. Em Nova Iorque, no ano de 2020, o dono de um BMW estacionou ao lado de um hidrante. Infelizmente houve um incêndio próximo ao local. Obstruídos pelo carro, os bombeiros não exitaram em quebrar os vidros do automóvel e passar a mangueira por dentro dele para ter acesso ao hidrante. O proprietário teve o prejuízo dos vidros destruídos e ainda teve de pagar a multa.