Em visita a Santa Cruz do Sul nesta segunda-feira, 24, o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Otávio Polita Filho, conversou com o Portal GAZ. Ele veio acompanhar o trabalho desenvolvido na cidade pelos 53 alunos-oficiais da corporação, que depois de formados passarão a ser capitães. A formatura está prevista para julho. As aulas são ministradas em Porto Alegre, no entanto, pela primeira vez, uma cidade do interior do estado recebeu parte das disciplinas.

“Buscamos uma unidade operacional que tivesse as melhores condições para fazer um exercício simulado e aplicação dos conhecimentos, dentro da disciplina de sistemas de comando de incidentes, para eventos de grande magnitude. Estamos fazendo uma parte teórica com nossos instrutores e também haverá a prática. Essa é a primeira turma de oficiais do Corpo de Bombeiros depois que se emancipou da Brigada Militar. Eles têm todo um valor especial, são como joias. A preocupação é que sejam formados da melhor forma possível”, comentou o subcomandante-geral.

Em Santa Cruz, desde a manhã desta segunda-feira, são realizadas palestras e atividades na sede dos Bombeiros e também na Assemp e no Hotel Charrua. Na manhã desta terça-feira, 25, no Parque de Eventos, ocorrerá um exercício simulado de busca e resgate com cães. “É importante ter essa integração e trazer para as cidades-polo do interior do estado esse trabalho, e Santa Cruz é uma delas”, comentou o tenente-coronel Romeu da Cruz Neto, um dos instrutores e que comanda o batalhão dos bombeiros de Ijuí.

Já o comandante do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, com sede em Santa Cruz, tenente-coronel Claiton Fernando Marmitt, salientou a importância de receber o grupo. “É uma satisfação poder contribuir com a formação dos nossos alunos-oficiais, futuros capitães. Foram escolhidas essas disciplinas pela estrutura que o batalhão e o município oferecem, então estamos fazendo o máximo para auxiliá-los nesta ação”, salientou.

Foto: Alencar da Rosa