A solenidade foi presidida pelo coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Ronaldo Roque de Araújo, com a assistência de diversos oficiais, onde destacamos o coronel comandante-geral adjunto, Zélio Menezes.
Após a devida apresentação da Banda de Música e convidados ao comandante geral, foi executado o dobrado 220, também conhecido por Avante Camaradas, primeira música da Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Ceará. O dobrado foi em alusão ao aniversário do comandante geral da reserva remunerada, coronel João Porto Pinheiro que foi o fundador da Banda de Música. Estavam presentes amigos e ex alunos da Banda de Música do SESI, do Júlia Jorge e LBA além de militares de outras forças e civis que também acompanharam a banda de música neste dobrado.
Homenagens
É uma prática comum do CBMCE reunir o efetivo e celebrar ano a ano o aniversário de suas companhias e batalhões, na oportunidade, além de componentes da banda de música também foram homenageados militares de outras forças e civis que contribuíram e se destacaram por nobre ações.
Barreta de Bombeiro Padrão e Desembargador Moreira
1º sargento Mizalbe de Sousa Silva. O soldado Glauber Lincoln Alves Severiano. O soldado Carlos Eduardo Campos Santos. O soldado Silvo Caio Fernandes da Silva. O soldado Romeu Freire Linard Barbosa e o soldado Francisco Adel Sousa Ferreira.
Machadinha Simbólica, Capacete Bombeiros Militar e Barreta de Comando
O cabo Robson Andrade Costa. O subtenente Francisco Mairlon F. Guerra e o capitão Erivaldo de Almeida Silva.
Bóton Amigo da Banda
José Marcílio Pereira Ferreira – 2º tenente Policial Militar do Ceará. Ivanildo Bezerra de Oliveira – subtenente Policial Militar do Ceará. Samuel Ananias Lopez – 1º sargento do do Exército Brasileiro. Júlio Oliveira de Aquino – 1º sargento do Exército Brasileiro. José Carlos Barbosa da Silva – 1º sargento do do Exército Brasileiro. Francisco Kleber de Oliveira Menezes – 1º sargento do do Exército Brasileiro. José Luiz de Andrade Filho – 1º sargento do Exército Brasileiro. João Rodrigues da Cunha Filho – 1º sargento Policial Militar do Ceará. Júlio Cezar Vasconcelos Piauilino – 2º sargento do Exército Brasileiro. Antão Nunes Lunguinho – 2º sargento do Exército Brasileiro. Francisco Nunes Lunguinho – – 2º sargento do Exército Brasileiro.
Carlos Magno de Almeida. Eli Ananias da Silva. Hélio Cláudio de Brito. Itamar Pereira de Morais. Luís Antônio de Lima Alexandre, Hermann Hesse Feitosa Alexandrino e Marcio Vitoriano dos Santos.
Os homenageados foram representados nas palavras do major João Joaquim do Nascimento que foi maestro das saudosas bandas de música do SESI, do Júlia Jorge e da LBA.
Breve Histórico
No início de 1994 em resposta aos anseios da Corporação, o então Comandante Geral, Cel. QOBM João Porto Pinheiro, solicitou ao então Governador do Estado do Ceará, Dr. Ciro Ferreira Gomes, autorização para criar a Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. Com o transcorrer dos anos a Corporação foi se desenvolvendo até chegar aos dias atuais onde após a desvinculação da Policia Militar, através da Lei Nº 11.673, de 20 de abril de 1990, que deu autonomia ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, procurou cada vez mais buscar o desenvolvimento de suas ações em prol da população do Estado do Ceará.
Neste novo contexto sentiu-se a necessidade de uma banda que a priori deveria apenas abrilhantar as solenidades internas da corporação. Após a criação da mesma em junho de 1994, ficou evidenciado que essas apresentações não se restringiriam ao ambiente da caserna, a jovialidade da banda que até então era considerada a mais jovem banda militar do Pais. Sua musicalidade e seu ecletismo logo a tornaram a mais requisitada do Ceará, tanto que com apenas um ano já se registrava mais de 1000 apresentações em todo o Ceará e até em estados vizinhos como o Rio Grande do Norte.
Com um repertório riquíssimo, ancorado na rica tradição musical brasileira, sempre em sincronia com os ritmos populares, composto de hinos, dobrados, canções cívicas, religiosas, folclóricas e populares. A Banda guarda em seu repertório a essência de uma música que até hoje está presente em nosso dia a dia estimulando o nacionalismo em esquecer as diferencias regionais. Incluí regularmente peças de compositores locais ou regionais e de outros Países em suas apresentações como forma de incentivar e divulgar esses autores e suas obras. Neste ano a Banda de Música vai
completar 28 anos de existência.
Atualmente a Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará tem em suas fileiras com seis oficiais, vinte e quatro subtenentes, um 1º sargento, dois cabos e seis soldados. Tem como seu comandante o tenente coronel José Márcio Glaydson de Oliveira Mendonça e como comandante adjunto o capitão Erivaldo de Almeida Silva.
Cap. QOABM Erivaldo de Almeida Silva.
Comandante Adjunto da Banda de Música CBMCE