A ABERGS, um dia após a tragédia da Boate Kiss, esteve na cidade de Santa Maria prestando solidariedade aos colegas bombeiros e inteirando-se do fato que assolou nosso Estado.
A entidade vinha em silêncio trabalhando de forma coordenada e técnica, para que os resultados positivos fossem alcançados, bem como expressar respeito aos familiares das vítimas.
Naquele momento, foram traçadas as estratégias para auxiliar os militares envolvidos na ocorrência, tanto os alunos com pouco treinamento quanto os combatentes e os inspecionantes que se envolveram na tragédia.
Após ouvir os bombeiros ainda indiciados, a entidade prontamente pronunciou-se na imprensa em defesa dos Bombeiros, através de seu Coordenador Geral e de seus Coordenadores Regionais, inclusive encaminhando uma Carta Aberta à sociedade e ao Ministério Público, para que os mesmos entendem-se e relevassem os fatos que foram levantados sem sustentação e que atingiram diretamente a integridade dos servidores e da própria corporação.
Para os soldados inspecionantes e para a guarnição que atuou na ocorrência, o apoio da ABERGS foi fundamental para que os mesmos não fossem julgados de forma injusta.
Apesar dos mesmos ainda poderem ser encaminhados a Justiça Militar, a ABERGS salienta que está atuando de forma permanente em defesa dos Bombeiros, inclusive com o apoio do Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.
Em relação ao Sargento e ao Oficial, os quais foram acusados de fraude processual, temos a convicção que os mesmos são inocentes, pois são profissionais íntegros, técnicos e de ilibada conduta, que apenas procuraram auxiliar as investigações da policia civil encaminhando os documentos a mesma, que ignorou a boa fé destes servidores.
A ABERGS também vem mantendo contato com o Comando do Corpo Bombeiros (CCB), que esta semana enviou uma força tarefa de bombeiros de outros Comandos Regionais para Santa Maria a fim de auxiliar o trabalho da prevenção de incêndios e prestar solidariedade aos colegas envolvidos, logo, também reconhecemos os esforços deste Comando.
Embora a Brigada Militar que é responsável pelos Bombeiros, ainda não tenha se manifestado, salientamos que a ABERGS esta atenta e que todos os Bombeiros poderão contar com a Entidade e seus Coordenadores Regionais, como no caso de Santa Maria.