O Corpo de Bombeiros, após 18 horas, conteve o incêndio em um amontoado de lixo e sucatas no interior da siderúrgica Gerdau, no Bairro Porto Velho, em Divinópolis. A presença de itens inflamáveis, como espumas, óleos e demais impurezas, dificultou o trabalho dos militares que começou às 14h45 e terminou por volta de 9h desta terça-feira (20).
Por meio de nota, a Gerdau informou ao G1 que não houve vítimas A empresa informou que pegaram fogo sucata metálica, borracha e espuma que chegam com a sucata. (Veja nota abaixo).
Fogo
O incêndio se concentrou em um espaço de aproximadamente 10.000 m² de área a céu aberto. Segundo os bombeiros, é difícil saber o que provocou o incidente. O fogo pode ter começado tanto na parte interna, quanto externa.
Brigadistas da siderúrgica auxiliaram no combate às chamas antes da chegada dos militares, pela técnica de resfriamento - uso de água através de caminhões-pipa com utilização de três linhas de ataque direto às chamas.
Com a chegada ao local, os bombeiros assumiram os trabalhos com a montagem de três linhas de ataque direto ao fogo, além de retirada e isolamento do material não atingido pelo incêndio. Foram feitas aberturas de vias entre os materiais, com utilização de maquinário especializado, o que impediu a progressão das chamas.
Após 18 horas de combate ao incêndio, os bombeiros realizaram a extinção resfriando o material queimado. O que não foi atingido foi isolado. Foram empregados nove bombeiros militares na ocorrência, além do apoio de funcionários e brigadistas da empresa.
Gerdau
Por meio de nota, a Gerdau informou que o incêndio ocorreu no pátio de matérias-primas da unidade de produção em Divinópolis. A assessoria de imprensa confirmou que não teve vítimas.
Confira a nota na íntegra
A Gerdau informa que foi detectado um incêndio no pátio de matérias-primas da sua unidade de produção em Divinópolis (MG), iniciado na tarde de hoje (19/04), e que não há vítimas. O corpo de bombeiros foi acionado com agilidade e está atuando no combate ao fogo.
Fumaça vista de longe
A fumaça produzida pelos itens queimados na Gerdau podia ser vista de longe. O internauta Rosseline Diniz, fez a imagem acima e enviou ao G1. A foto foi tirada do prédio onde ele mora, no Bairro Planalto.
"Já não basta ser uma atividade que por natureza polui, ainda tem que ter depósito de lixo para queimar e poluir também", afirmou o internauta.
Ele afirmou ainda, que além de escura a fumaça era espaça e se espalhou por toda a noite e madrugada. Abaixo ele mostra a fumaça em uma foto tirada do mesmo local, por volta de 22h.