O novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM), coronel Adson Marchesini, tomou posse, na tarde da quinta-feira (21), em solenidade de passagem de comando, no Complexo de Ensino e Instrução de Bombeiro (CEIB), em Simões Filho, cidade da região Metropolitana de Salvador.
Marchesini assume o cargo que era ocupado pelo coronel Francisco Telles de Macêdo, que teve a exoneração publicada no dia 16 de janeiro.
As mudanças ocorrem depois do governador já ter realizado alterações nos comandos da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Militar.
Marchesini ingressou na Polícia Militar há 33 anos, mas passou grande parte de sua carreira no Corpo de Bombeiros Militar, onde ficou até sua emancipação em 2015. Segundo o governo, além de integrar diversas unidades do CBM, foi também o responsável por implantar e dirigir o Departamento de Ensino e Pesquisa até 2020.
Com vários cursos e especializações, Marchesini tem 10 medalhas e títulos concedidos por desempenho na PM e CBM da Bahia e em instituições de outros estados, a exemplo das Medalhas Conselheiro Almeida Couto, Imperador Dom Pedro II, Marechal Trompowsky, do diploma de Mérito Profissional por atuações em ocorrências de chuvas em Salvador e da comenda do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.
Participaram da cerimônia o governador Rui Costa e o subsecretário da Segurança Pública, delegado Hélio Jorge da Paixão, o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, além do diretor do Departamento de Polícia Técnica, Élson Jeffeson Neves da Silva.
Durante a cerimônia foram entregues quatro viaturas Auto Escada Plataforma Aérea (AEPA), com escadas de 20, 40 e 50 metros e um tanque de mergulho para treinamento dos profissionais com profundidade de 1,5 a 10 metros.