O Corpo de Bombeiros de Itaí (SP) removeu um enxame de uma igreja no bairro rural de Samambaial, em Barão de Antonina (SP).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as abelhas da espécie europeia estavam no forro da igreja de São Roque, localizada na estrada do bairro.

Segundo os moradores, com o calor dos últimos dias, as abelhas atacavam os fiéis e visitantes da igreja. As abelhas foram retiradas sem a destruição da colmeia, que será realocada em um sítio longe da região residencial.

De acordo com o sargento Monteiro, comandante dos bombeiros de Itaí, o extermínio de abelhas é proibido pela Lei de Crimes Ambientais nº 9605/98 e não deve ser praticado.

Além do risco de ataques para se defenderem, as abelhas têm função primordial na natureza, pois são responsáveis pela polinização de frutas e vegetais, gerando alimentos para a população humana.

O sargento também esclarece que o manejo, criação ou remoção de abelhas só deve ser feito por profissionais apicultores, utilizando equipamentos e roupas apropriadas. Em casos semelhantes, a população pode solicitar o apoio dos bombeiros por meio do telefone 193.