Depois de aproximadamente 40 minutos de manobras de reanimação cardiopulmonar, equipe do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) salvou a vida de uma menina de 5 anos. Ela inalou muita fumaça na manhã da terça-feira (22), quando ocorreu incêndio em sofá do apartamento onde mora, localizado no terceiro andar de um prédio na avenida Dr. Hélio Luiz Costa, bairro Guanabara, em Uberaba.
Segundo o comandante do 8º BBM, Anderson Passos, o estado de saúde da menina é gravíssimo. Ela foi levada pelo Samu para a UTI do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). “No hospital, a criança seguirá outra etapa da luta pela vida”, declarou Anderson Passos.
Ainda conforme o comandante, os bombeiros retiraram rapidamente a vítima do apartamento incendiado e a posicionaram numa maca na rua, em frente à entrada do prédio. “Quando entramos no local, a criança estava escondida em baixo da cama por conta da fumaça e das chamas”, informou.
Passos contou ainda que os bombeiros depararam com fogo muito alto e um vizinho tentava ajudar com extintores. “Tinha duas crianças no interior do apartamento. A mãe conseguiu tirar o filho de oito anos. As crianças estavam brincando, quando o garoto ateou fogo num sofá, o que ocasionou o incêndio”, contou o bombeiro.
A reanimação cardiopulmonar é usada quando o coração está parado, logo, também o pulmão. “O risco de morte é iminente. As manobras foram extenuantes e os socorristas se revezaram antes que se cansassem e as compressões perdessem a eficiência”, finalizou.