Um incêndio em uma floresta de pinheiros em Guaíba, na Região Metropolitana, foi controlado nesta quarta-feira (14). O Corpo de Bombeiros tentava combater as chamas desde o último sábado (10). A área fica é vizinha à BR-116. 

Segundo o comandante dos bombeiros de Guaíba, tenente Paulo Eduardo Farias, os focos de incêndio são comuns na região. Até o momento, as causas são desconhecidas. 

— Embora não possamos comprovar, é provável que o fato seja decorrência de ação humana, pois o foco está na palha que fica no chão, é muito difícil haver propagação natural dessa forma — explica.

Um dos desafios para controlar o incêndio, segundo o tenente, foi a grande extensão do terreno. Eram 2,5 quilômetros de comprimento por 0,5 quilômetro de largura. Equipes de três agentes se revezaram para trabalhar no combate. 

A fumaça gerada pelas chamas chegou até as proximidades do quilômetro 298 da BR-116. No entanto, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não houve problemas de trânsito reportados no trecho, apesar da visibilidade prejudicada em alguns momentos.