O rompimento de um dique de contenção de dois açudes de extração de areia na localidade de Olho D’água, em Jaguaruna, causou transtornos à comunidade no último domingo (26). Segundo os bombeiros voluntários, casas, empresas e comércios foram atingidos pela força da água.

Dique de contenção rompeu

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Jaguaruna, Maicon Laureano, um dique de contenção rompeu e dois açudes, que estavam interligados, alagaram a comunidade de Olho D’água. Estradas acabaram obstruídas em função da quantidade de destroços no local. O principal acesso à localidade está interditado por tempo indeterminado.

“O rompimento da barragem causou estragos na rede elétrica, alagou residências e estabelecimentos comerciais, além de ter danificado parte da Estrada Geral de Olho D’água”, disse a prefeitura de Jaguaruna em nota. “As autoridades estão estão totalmente mobilizadas”, acrescenta.

De acordo com os bombeiros voluntários, uma idosa, que morava nos fundos de uma madeireira na localidade, precisou ser resgatada. Ela ficou ilhada e sem condições de se deslocar. Uma família da comunidade também precisou de auxílio para chegar em casa.

“Neste momento, a Defesa Civil, os bombeiros voluntários, a empresa de eletrificação responsável, além da empresa gestora da barragem, estão trabalhando de forma conjunta no local”, esclarece a prefeitura de Jaguaruna.

Na manhã desta segunda-feira (27), é momento de reconstrução. Laureano afirma que após a mitigação de riscos e reabilitação da localidade, o órgão deve fazer o levantamento de prejuízos. Ainda não foi possível estimar quantos litros de água invadiram a comunidade de Olho D’água.