Bastou uma virada de chave na ignição para que o tradicional ronco do motor do Fusca ano 1995 preenchesse o pátio do quartel do Corpo de Bombeiros de Osório, no Litoral Norte. O Volkswagen pintado de vermelho, com detalhes em amarelo na lataria, é a viatura mais antiga do local. Já aposentado das atividades administrativas, ele ainda aparece em desfiles e formaturas e é considerado uma relíquia entre os profissionais da região. 

De acordo com o tenente Valdecir Ambrósio, comandante do Corpo de Bombeiros de Osório, o quartel foi fundado em 1980 e, até 1995, não tinha adquirido nenhuma viatura nova. Originalmente branco, foi o primeiro veículo zero quilômetro do quartel, graças a uma doação da prefeitura do município. 

Entretanto, não chegou a ser uma viatura de socorro e foi usado para funções administrativas. Também foi utilizado para o transporte dos guarda-vidas entre o alojamento e as guaritas nas praias do litoral gaúcho. Pelos 27 anos de bom funcionamento, desperta o apego dos bombeiros e da população, que gosta de tirar fotos junto quando ele está exposto em algum local.