Nos dias 19 e 20 de março de 2013, a ABERGS ASSTBM, AOFSBM e Associações Independentes percorreram os gabinetes dos deputados titulares e suplentes da Comissão de Segurança e Serviços Públicos no intuito de pedir que os mesmos dessem quórum para a votação do Requerimento 25/2013 que trata do Plano de Carreira Dos Militares Estaduais, de autoria dos deputados Altemir Tortelli, Jeferson Fernandes, Ronaldo Santini e Nelsinho Metalúrgico. O objetivo foi concretizado, pois no dia 21 de março o requerimento em questão foi aprovado por unanimidade na reunião da Comissão de Segurança e Serviços Públicos.
A subcomissão será formada pelos Deputados Nelsinho Metalúrgico – presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos- Jeferson Fernandes, Mano Changes, Nelson Harter, Miriam Marroni, Altemir Tortelli, Cassiá Carpes e Ronaldo Santini, e terá um prazo de 120 dias para promover um debate com as entidades representativas do policiamento e dos bombeiros, juntamente com a sociedade, Comando da BM e Governo Estadual, inclusive com subsídios pela valorização profissional e melhoria do serviço de segurança pública.
O tema de extrema importância, fez com que os deputados presentes se pronunciassem sobre o assunto. Para a Deputada Miriam Marroni, “os servidores devem ser valorizados e os bombeiros devem possuir uma carreira voltada para defesa civil”. Já, Ronaldo Santini observou que o propósito é assegurar que militares experientes, vislumbrem o
crescimento profissional, sigam na ativa. Oldacir Oliboni lembrou que parte da categoria não recebeu o tratamento devido em outros períodos.
Para Cassiá o Comando da Corporação deve estar do lado de todos os militares e participar dos debates, algo em que em seus dois mandatos nunca aconteceu na Brigada Militar, portanto espera que o atual comando quebre estes paradigmas e valorize realmente seus integrantes.
O deputado Jeferson Fernandes ressaltou o importante papel das associações, que mobilizam a categoria e propiciam um debate produtivo com o governo. Altemir Tortelli salientou que a atual proposta além de valorizar todos os servidores, alinha uma carreira de fato para o Corpo de Bombeiros, ainda ressalta que o Estado deve dar a atenção devida para os Bombeiros, ouvindo-os e tratando-os como um órgão de fato.
Para Nelson Harter, esta na hora do Palácio Piratini ouvir quem esta na linha de frente e lida direto com a população.
Nelsinho Metalúrgico destacou que não podemos ter uma instituição com carreiras divididas, atualmente, 95% dos servidores tem meia carreira. “Um militar qualificado exige políticas de incentivo. O policial e o bombeiro não podem ter a carreira estagnada em determinado ponto”.
Além dos parlamentares citados participaram da reunião, os deputados Carlos Gomes, Elisabete Felice e Daniel Bordignon.