A Soldado Roseane Militz, foi uma das primeiras a abrir as portas do mergulho para as mulheres do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul – CBMRS, juntamente com a colega de curso Soldado Cláudia Zasso, que atualmente serve no 4° BBM em Santa Maria, quando em 2008 ambas foram as primeiras Soldados Mergulhadoras da Corporação.
Após 15 anos, na terça-feira (9), a Soldado Militz viu a Major Karyn Savegnago de Oliveira, se tornar a primeira Oficial mergulhadora, reforçando mais uma vez o importante protagonismo das mulheres dentro da Corporação.
A atividade de mergulho é considerada uma das mais desafiadores, senão a mais perigosa realizada pelo CBMRS, afinal, na maioria das vezes, não são em águas límpidas que são realizadas as buscas e resgates, mas sim, em águas turvas, extremamente geladas, revoltas, que os militares atuam.
Em nada as mergulhadoras são facilitadas durante o Curso de Mergulhador Autônomo de Busca e Resgate do CBMRS, e nesta turma de 2023, a Major Karyn, além de ser a única mulher a se formar, carregava consigo a responsabilidade de ser a mais velha da turma.
Quando perguntada sobre a importância de abrir as portas para outras mulheres, a Soldado Militz, que hoje atua no 7º Batalhão de Bombeiro Militar em Passo Fundo, ressalta que o mergulho é um vício. “Nós somos hoje só quatro mulheres mergulhadoras, e é uma satisfação ver hoje a primeira Oficial se formando, é sinal de que a semente que foi plantada lá atrás está dando frutos. Eu desde que me formei nunca deixei de mergulhar, é uma profissão apaixonante, de união, então é muito especial participar deste momento, onde mais uma ‘fem’ se torna mergulhadora do CBMRS”, disse.
Para Karyn, a primeira Oficial mergulhadora, que hoje atua junto da Academia de Bombeiro Militar, o mais difícil além de todo o treinamento foi ficar longe dos filhos. “Fora as dificuldades normais para todos, a maior dificuldade pra mim foi me manter longe dos meus filhos. Tudo é muito difícil, mas certamente foi mais saber lidar com a distância, não poder acompanhar eles. Como Oficial mergulhador, creio que a minha missão junto dos demais é impulsionar ainda mais a atividade de mergulho, a partir da valorização da atividade, assim como a conquista de materiais cada vez mais modernos, que possibilitem boas condições de serviço aos militares que atuam”, disse a Major, que ingressou no CBMRS em 2014.
A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul - ABERGS, orgulha-se das Praças e Oficiais do CBMRS, das mulheres fortes e destemidas da Corporação, das mulheres que abrem portas e incentivam outras, e que mostram que tudo é possível para quem tem como missão de vida servir com excelência a sociedade gaúcha.
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!