As associações de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul, realizaram um encontro na cidade de Rio Grande para unir cada vez mais forças em prol os bombeiros e a sociedade gaucha. A anfitriã a Associação de Bombeiros de Rio Grande (ABRG) recebeu em sua sede a Associação de Bombeiros de Pelotas (ABOMPEL) e a Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS).
A pauta principal foi a união das entidades representativas dos Bombeiros, seus objetivos e forma de atuação. No encontro foi deliberada que as Associações trabalharão unidas na defesa dos interesses da classe e na defesa da causa Emancipação, como a única forma de melhorar a qualidade da prestação de serviços de Bombeiros e a valorização da classe profissional Bombeiro.
Representando a entidade anfitriã o presidente da ABRG o Bombeiro Sergio Bandeira declarou: “a ABRG como entidade de bombeiros mais antiga em atividade no nosso Estado, apóia a luta da ABERGS na causa emancipação que visa o melhor para a sociedade gaúcha e para os Bombeiros”. Já o coordenador geral da ABOMPEL Paulo Boldt Júnior manifestou-se: “A ABOMPEL foi a primeira entidade de classe dos Bombeiros a levantar a bandeira da causa emancipação, desta forma estamos na luta convictos que ela é necessária e com nossa união iremos conquistá-la.” Para o coordenador geral da ABERGS Ubirajara Pereira Ramos: “este momento é histórico, onde os representantes dos bombeiros se unem na defesa de seus interesse e em prol da maior aspiração da classe: a emancipação”.
Esta união das entidades demonstra a maturidade de nossa classe, que como na atividade de bombeiro o trabalho em equipe é a melhor forma de conquistar seus objetivos, além de confirmar que os Bombeiros tem voz e o movimento pró-emancipação está fortalecido e é IRREVERSÍVEL.
A ABERGS, assim como as outras entidades co-irmãs, estarão sempre abertas ao dialogo de qualidade com o governo e com as demais entidades existentes do policiamento, agindo de forma respeitosa, porém não podemos deixar de manifestar nossa insatisfação e tristeza ao ver outras entidades que não representam os bombeiros discutirem assuntos pertinentes a nossa atividade e nosso futuro.