Nesta quarta-feira (1º), foi realizada a cerimônia de entrega da Medalha da 55ª Legislatura ao 1° sargento do Corpo de Bombeiros Militar da cidade de Lajeado, Márcio Fernando Siteneski. O ato ocorreu no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do RS, por proposição do deputado Elizandro Sabino (PTB).  A outorga reconhece o ato de bravura do 1º Sargento Márcio e sua equipe, pelo trabalho desenvolvido com dedicação após um caminhão tanque tombar na ponte da BR 386. 
 
O acidente citado na homenagem foi noticiado por todo o Estado e a ação do Corpo de Bombeiros foi referenciada. Segundo o deputado Sabino, foi evitada uma tragédia maior, a ação do Corpo de Bombeiros foi rápida, evitando a explosão do tanque de combustível, utilizando a técnica de resfriamento. Na cerimônia, o parlamentar também prestou uma homenagem à esposa do sargento Márcio, soldada Elizabete Linden, ao soldado Guilherme Winguert e ao soldado Bruno Fiorim, que faziam parte da equipe durante o ato de bravura. 
 
O deputado Sabino, em sua fala, citou que recentemente foram feitas homenagens aos bombeiros que faleceram no incêndio que ocorreu no prédio da Segurança Pública, em Porto Alegre, e quem recebeu as homenagens foram seus familiares. “Diga a quem você ama em vida, faça gestos de amor em vida, estamos fazendo isso aqui, reconhecendo o ato de bravura e honrando essa equipe. Sabemos que quando vocês chegam o cenário muda para melhor e vidas são salvas”, finalizou. 
 
O sargento Márcio Siteneski relatou aos presentes como foi feita toda a ação do Corpo de Bombeiros no acidente com o caminhão tanque, “nos aproximamos o mais próximo possível, buscando resfriar o tanque, foi uma decisão difícil, mas foi rápida, porque vidas estavam em jogo”. Por fim, o homenageado reforçou que a busca em poder fazer o melhor é o que os motivou a arriscar tudo, inclusive suas vidas, “1 % de chance é o suficiente para motivar todo o bombeiro militar do RS em alcançar o impossível, renovo os votos de confiança com toda a população gaúcha, nos momentos mais difíceis podem ter certeza que haverá um bombeiro ou uma bombeira para dispor a sua própria vida em prol da comunidade”, finalizou.
 
Estiveram presentes na ocasião o comandante geral do CBMRS, coronel Luiz Carlos Neves Soares; comandante do 6° BBM, tenente-coronel Claiton Fernando Marmit; tenente Gabardo, do CBMRS/POA; 1° tenente CBMRS, José Chagas; coordenador da Associação dos Bombeiros do RS, 1° sargento Ubirajara Ramos; 2° sargento Flávia Cristina Abreu; cabo Igor March Omatti, do CBMRS; os soldados do CBMRS Edson Spanhol e Elizabete Linden; familiares do homenageado; demais integrantes do Corpo de Bombeiros; e público em geral. 
 
Texto: Rafaela Feck / ALRS
 
----------------------- 
 
A Associação de Bombeiros do Estado do RS -  ABERGS parabeniza o 1° Sargento Siteneski, associado da entidade, desejando sucesso na carreira ao qual com certeza vem desempenhando com excelência. 
 
Da ABERGS acompanhou a solenidade de entrega da medalha, o Coordenador Geral Adjunto, 1° Sargento Ubirajara Ramos, que destacou a importância do reconhecimento. "O reconhecimento do ato de bravura é especial e mostra o quanto os Militares do CBMRS estão preparados para sempre servir, proteger e salvar", disse. 
 
 
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!