O associado Soldado Bruno, do Pelotão de Santa Vitória do Palmar, pertencente ao 3° Batalhão de Bombeiro Militar, - 3° BBM, visitou nesta terça-feira (27) a sede da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, com o objetivo de apresentar um trabalho realizado e desenvolvido por ele sobre Capelania. O Soldado Bruno foi recebido pelo Coordenador Geral Adjunto, 1° Sargento Ubirajara Ramos e pela Coordenadora de Secretariado, Major Cristiane Nunes de Oliveira.

Capelania é a missão dos Capelães em prestar assistência religiosa e espiritual e atuar na educação moral do efetivo, na perspectiva de saúde integral. O ingresso de Capelães militares nas Forças Armadas acontece com base no art. 5º, inciso VII da Constituição Federal, nos termos da Lei nº 6.923, de 29 de junho de 1981. Já o ingresso nos Corpos de Bombeiros Militares se dá de acordo com leis estaduais específicas.

Na ocasião o Militar apresentou seu estudo e como poderia ser desenvolvido no CBMRS, visto ser uma atividade essencial e de extrema importância para atender seus integrantes, assim como a manutenção do corpo a partir da educação física; a manutenção da mente a partir da psicologia; a manutenção espiritual também deve ser conservada a partir da capelania, independente do credo ou religião de cada um, visto que a capelania prega a questão espiritual de acolhimento aos militares que vivem situações extremas e complexas, como a ocorrida no incêndio da SSP/RS, onde se perdeu dois grandes integrantes da Corporação.

Bruno foi Soldado Temporário durante três anos no Corpo de Bombeiros, onde posterior fez o concurso para ingresso na carreira no ano de 2016. É formado em Teologia e vem desenvolvendo diversos estudos na área, no qual vê de extrema importância ser implantando no CBMRS.

A ABERGS agradeceu a visita e enalteceu o trabalho do Soldado, e como entidade representativa irá sugerir ao Comando do CBMRS para que faça um estudo na área e quem sabe integre a Câmara Temática Psicossocial, dando oportunidade ao Soldado Bruno para explanar o seu trabalho junto a Corporação.