Os Corpos de Bombeiros no Brasil surgiram como órgãos independentes da Polícia Militar, no Estado do Rio de Janeiro e Distrito Federal, logo após 23 Bombeiros dos Estados obtiveram sua independência, permanecendo vinculados apenas os Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Bahia, sendo que os dois últimos citados estão no processo de separação da PM, para se equiparar ao restante do Brasil e do Mundo.

Várias monografias, teses e diversos trabalhos acadêmicos de conceituadas instituições, defendem com argumentos técnicos, constitucionais e econômicos que a separação dos Bombeiros é o único caminho para uma melhor prestação de serviço para a sociedade.

O Partido do atual governo defendeu esta linha no ano de 2000, no qual deu subsídios para que ocorresse a separação no Estado vizinho de Santa Catarina, que hoje possui um dos melhores Corpos de Bombeiros do Brasil.

A sociedade já se manifestou várias vezes a favor desse movimento, os parlamentares gaúchos já tem a convicção que é o melhor para o Estado, porém, ainda o governo do Estado parece ter um semblante de dúvida, ou será interesse pessoal de algumas poucas pessoas que não querem a emancipação dos Bombeiros da Brigada Militar.

Existem inclusive algumas pessoas que detém o poder de mudanças nas mãos que ao invés de separarem os Bombeiros para benefício do povo gaúcho querem criar novos significados para palavras do dicionário. Dizemos isso, pois alguns defendem que os Bombeiros devem receber apenas autonomia, mas sem se tornarem independentes da Brigada.

A palavra autonomia até onde sabemos significa independência, ou o governo irá mudar o significado desta palavra.

Então, perguntamos por que tanta morosidade no processo de separação dos Bombeiros?

Por que tanta resistência na criação do Corpo de Bombeiros independente?

Ao certo, não sabemos responder. Enquanto isto o povo gaúcho sofre com a demora da decisão do governo, fazendo com que o Estado seja alvo de processos judiciais e mau exemplo ao restante do Brasil, como demonstra o vídeo abaixo.

Para muitos governos, você cidadão gaúcho pode ser apenas mais um voto, mas para nós Bombeiros, você é mais que isto. É uma vida.

Desvinculação dos Bombeiros da Brigada Militar. Os Bombeiros querem, o Estado precisa, a Sociedade Merece!