Mais uma vez os servidores da Segurança Pública demonstraram a força de sua união, reunindo em Santa Maria nesta terça-feira (22) centenas de servidores do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe e IGP, para ato contra as ações do governo que retiram os direitos já adquiridos e o projeto de Reforma Administrativa proposta pelo governador Eduardo Leite, e que deverá ser encaminhada para a Assembleia Legislativa nos próximos dias.
A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, a partir dos Coordenadores Geral e Geral Adjunto, 1º Sargento Ubirajara Ramos e Tenente Coronel Ederson Franco, além do Coordenador de Logística, 2º Sargento Marco Aurélio Correa Ataíde, que junto com bombeiros da ativa e reserva de Santa Maria, reafirmaram a posição da entidade frente ao que está sendo proposto pelo Poder Executivo.
Durante a caminhada, que saiu da praça Saldanha Marinho no Centro de Santa Maria, tendo como destino a Câmara de Vereadores, os servidores destacavam a sua indignação a partir de cartazes que pediam a não retirada de direitos, e afirmando ser este um governo de barganhas e não de façanhas.
O Coordenador Geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, destacou que esta é a segunda manifestação dos servidores no interior do Estado e que a unidade ganha ainda mais força. “Não admitimos que o governador retire os nossos direitos, não concordamos com a proposta apresentada aos servidores e pedimos respeito com aqueles que colocam sua vida em risco pela segurança dos cidadãos do Rio Grande do Sul. Não pedimos aumento de salários, nossas manifestações pacificas são pela garantia de nossos direitos. Nós do Corpo de Bombeiros e servidores da segurança pública enxergamos vidas, temos como missão proteger e salvar vidas, enquanto o Governo do Estado ve o povo simplesmente como um voto”, disse.
Chegando na Câmara de Vereadores, os representantes de cada entidade foram recebidos pelos vereadores do município, que sabendo da atividade anteciparam-se entregando um documento de apoio a luta dos servidores, além de manifestação no plenário solicitando que o governador não mexa com os direitos daqueles que se dedicam a segurança do Rio Grande do Sul.
Os servidores tentam evitar medidas, que incluem a extinção dos avanços por tempo de serviço, o fim da incorporação de funções gratificadas à aposentadoria, aumentos de alíquotas previdenciárias, entre outras mudanças.
A ABERGS e demais entidades da Brigada Militar e Polícia Civil (ASSTBM, ABAMF, AESPPOM, AOFSERS, UGEIRM) continuam unidas e atentas as movimentações realizadas pelo governo, comprometendo-se não só com seus associados, mas com todos os servidores da segurança de que a luta pela manutenção dos direitos seguirá firme.
Veja a reportagem clicando AQUI.
* Saiu na imprensa: Servidores da Segurança Pública protestam contra a Reforma de Leite em Santa Maria
VÍDEO: servidores de forças de segurança do Estado fazem manifestação em Santa Maria