A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, ao lado de milhares de servidores do Corpo de Bombeiros Militar do RS, Brigada Militar e Polícia Civil participou na tarde desta terça-feira (17) de ato unificado em defesa dos direitos dos servidores da Segurança Pública.
Com saída da Praça General Sampaio, no Centro de Porto Alegre, a caminhada com Bombeiros e Policiais Militares percorreu ruas importantes da Capital rumo ao Palácio Piratini, sede do Governo Gaúcho, e ao passar pelo QG da Brigada Militar os servidores receberam o apoio do Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RS, Coronel César Eduardo Bonfanti e do Comandante da Brigada Militar, Coronel Mario Yukio Ikeda. Minutos após a chegada dos Militares na Praça da Matriz, servidores da Polícia Civil uniram-se ao ato, engrandecendo e dando ainda mais força ao ato que solicitava:
- Manutenção dos direitos e prerrogativas dos que arriscam a vida pela Segurança do RS;
- A Reforma da Previdência em simetria com as Forças Armadas;
E contra:
- A quebra da paridade e integralidade de salários entre ativos e inativos;
- Parcelamento e atraso de salários.
O Coordenador Geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, destacou que a manifestação dos servidores não tinha o objetivo de solicitar o aumento dos salários, mas sim em defesa dos mínimos direitos que os servidores conquistaram durante tantos anos e que neste momento estão ameaçados.
“Quantos de nós já foram alvos, já foram alvejados por um meliante? Quantos colegas do Corpo de Bombeiros vocês conhecem que já sofreram por inalar e se expor a produtos químicos, variação de temperatura, por entrar em locais insalubres e após 30 anos de serviço ainda sofrer com isso? Quantos familiares já perderam ente querido integrante da segurança público após uma situação de trabalho? Senhor governador, nós não estamos pedindo privilégio nenhum. No último período cinco colegas morreram em defesa do povo gaúcho, e mesmo assim temos mais de 2 mil jovens querendo entrar nestas Instituições para defender a nossa sociedade”, disse Ubirajara.
O Coordenador da ABERGS disse ainda que os servidores não querem privilégios, mas apenas que o Governador Eduardo Leite cumpra com suas promessas e defenda o PL 1645. “O que queremos do senhor é respeito, é a valorização destes homens e mulheres do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil e todos os servidores do Estado do Rio Grande do Sul”, finalizou.
Após a manifestação, os representantes das entidades foram recebidos pelo Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Otomar Vivian; Chefe da Casa Militar, Coronel Júlio César Rocha Lopes, e pelo Comandante da Brigada Militar, Coronel Mario Yukio Ikeda, que estava presente por solicitação do Chefe da Casa Civil.
"O movimento foi em busca da paridade e integralidade, visto estarmos cientes que o projeto está tramitando em Brasília e que o Governador Eduardo Leite já manifestou em diversos momentos não ser favorável a inclusão dos militares estaduais neste PL. A ABERGS solicitou que o governador se manifeste a favor da garantia dos direitos não somente no Estado, mas também em Brasília defendendo a inclusão dos militares estaduais no PL 1645", relatou o Coordenador da ABERGS, destacando ainda que caso as ações do Banrisul sejam vendidas, que a solicitação de todas as entidades representativas é que este recurso seja destinado ao pagamento do 13º salário e folha de pagamento de todos os servidores estaduais.
O Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, disse que caso as ações sejam vendidas, o dinheiro será investido no passivo do Estado e não será investido nas despesas correntes e que para a quitação da folha o Governo busca recursos provenientes de outras fontes. O Chefe da Casa Civil também garantiu que nenhum projeto será encaminhado ao Estado no que tange o direito dos servidores antes da aprovação de projetos nacionais, destacando que nas próximas semanas será publicando um calendário de chamamento dos aprovados e que este número será condizente a estrutura física que as escolas de formação são capazes de compor.
Para a Corpo de Bombeiros, conforme indicação de Otomar Vivian, é possível que se complete todo o chamamento, tendo em vista que há estrutura para a formação de novos Bombeiros tanto em Porto Alegre quanto em outros municípios do Estado.
Na oportunidade a ABERGS ressaltou para o Chefe da Casa Militar e Comandante da Brigada Militar, que deseja de maneira oportuna tratar sobre a Carreira independente do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, como já ocorre em outros Estados do país, tendo a garantia de Otomar Vivian de que isso irá ocorrer.
Na Assembleia Legislativa, as entidades foram recebidas pelo presidente, deputado estadual Luís Augusto Lara, após conversa no Palácio do Governo. Lara ratificou seu apoio ao movimento e pré-agendou para a semana que vem uma reunião com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Iradir Pietroski, para que caso as ações do Banrisul sejam vendidas, os recursos sejam destinados para o pagamento dos servidores estaduais. O deputado demonstrou-se favorável a outros movimentos juntos aos demais deputados estaduais, para que todos apoiem esta demanda dos servidores.
A ABERGS agradece a presença de todos os Oficiais e Praças Bombeiros Militares, bem como o seus familiares que vieram somar nesta caminhada, principalmente aqueles que se deslocaram de outras Regiões do Estado, para contribuir e fortalecer ainda mais o ato que certamente mostrou a força que a Segurança Pública unida possui no Rio Grande do Sul. "Todo movimento é importante, a recepção no Palácio Piratini e outras tantas vitórias que temos ao apresentar as demandas de cobrança ao Governo do Estado se dá graças a toda a movimentação dos homens e mulheres militares do Corpo de Bombeiros e demais Instituições da Segurança Pública de todo o Estado", afirmou o Coordenador Geral Adjunto da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco.
Também durante a caminhada foi o Coordenador Geral Adjunto da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco que puxava a maré vermelha de Bombeiros Militares de todo o Estado, junto com demais Coordenadores da ABERGS, de Finanças, Soldado Eduardo Dellagnese e o Coordenador de Logística, 2º Sargento Marco Aurélio Ataíde.
Veja a reportagem da caminhada clicando AQUI.
Imagens: Wilson Cardoso
Fotos na ALRS: Guilherme Pedrotti | Presidência